Instalar o Google Analytics no Blogger / Blogspot passo a passo

Uma grande percentagem dos bloggers e criadores de conteúdo que acompanho nas sessões de consultoria para bloggers criaram os seus blogs no Blogger / Blogspot. Eu entendo! É uma plataforma muito fácil de usar, sobretudo para quem é novo nestas andanças. E, como já traz uma secção de estatísticas, dá a sensação que é o suficiente. Infelizmente, não o é.

Não desesperes! O Google Analytics é uma ferramenta GRATUITA que podes – e deves – usar em conjunto com o teu blog. A grande dúvida que me colocam é: como instalar o Google Analytics no Blogger / Blogspot?

Faço-o sempre em todos os blogs que crio de raiz e nos coachees que vou acompanhando. É que, embora possa parecer complexo, mas a verdade é que é relativamente fácil.

Instalar o Google Analytics no Blogger / Blogspot passo a passo

Parte 1 – Criar conta no Google Analytics

O primeiro passo é criar uma conta no Google Analytics:

_Nome da Conta – Pode ser o nome do teu projecto

_O que pretende medir – Neste caso, será WEB (está pré-definido)

_Configuração da propriedade

_Nome do website

_URL do website

_Categoria do sector

_Fuso horário do relatório

_Assinar o Contrato de Termos de Utilização do Google Analytics

  • Depois de preencheres estes campos, vais ser automaticamente encaminhada/o para a janela abaixo, onde vais encontrar o ID de Controlo. Trata-se de um número de vários dígitos, antecedido por duas letras maiúsculas.
  • Guarda esse código, vais precisar dele para o próximo passo.

Parte 2 – Instalar o Google Analytics no Blogger

Agora sim, faz entra no teu Blogger / Blogspot

  • No canto superior esquerdo, clica em Definições
  • Entra na secção OUTROS
  • Percorre a página até encontrares, cá em baixo, a secção que diz Google Analytics
  • No espaço em branco, deves inserir o código ID de Propriedade Web do Google Analytics, o tal código com que mencionámos na primeira parte
  • Depois de inserires o código solicitado, basta guardares as alterações e já está!

Agora, quando voltares à página do Analytics, os teus dados estarão todos a zero. É normal. Só a partir desta configuração, que por vezes dura várias horas até ficar concluída, é que os dados começarão a ser contados. Portanto, espera algumas semanas até começares a ter dados específicos sobre o teu website.

O Analytics vai dar-te informações preciosas para conheceres a tua audiência, os teus canais de tráfego e como potenciares os teus conteúdos.

Se sentires dificuldade em instalar o Google Analytics no Blogger / Blogspot, não deixes de me contactar para te poder ajudar no processo.

Comentar