fbpx

Quando algo de mau acontece, não significa que não se possa aprender com isso. O mesmo poderemos dizer desta pandemia que nos assola. Os negócios transformaram-se completamente, a vida da maioria das pessoas alterou-se. Com tudo isto, há lições que a pandemia me ensinou sobre o empreendedorismo digital. E vou-te contar tudinho.

Presença online

Já não existiam muitas dúvidas, mas a pandemia colocou a nu a fragilidade de muitos negócios quanto à presença online. Há muitos negócios que não apostam nesta vertente e que tiveram que o fazer à pressa. Assim, é fácil de imaginar o que aconteceu. Lojas online a terem que ser feitas de um dia para o outro, escassez de profissionais e incremento nos valores a serem investidos.

Se queres criar um negócio novo, o digital não pode estar fora. Há uma panóplia de serviços que podem ser prestados e o alcance é muitas vezes superior à presença física. Funciona com tudo. Assim, queres abrir um cabeleireiro? Tens à disposição agendamentos automáticos online, workshops online, revender produtos. Vais abrir uma pequena pastelaria? Podes receber encomendas automaticamente, dar a conhecer o espaço nas redes sociais. Isto também é empreendedorismo digital.

Trabalho à distância

Antes da pandemia, muitos negócios já estavam assentes em pilares digitais. Contudo, isso não significava que tiravam todo o partido da tecnologia. Era comum ter que deslocar a cada local para tratar de questões que não necessitavam dessa presença.

Atualmente, é possível trabalhar em qualquer lado do mundo como se estivesse em Lisboa ou onde fosse necessário. É possível controlar um negócio à distância, fazer investimentos ou recrutar pessoas de qualquer parte do mundo. Mais do que nos obrigar a trabalhar à distância, a pandemia normalizou este comportamento. E assim, a tua produtividade pode escalar.

Processos digitais

Durante a pandemia, foi necessário dar uma volta de 180 graus em muitos negócios. Os que estavam mais preparados e que tinham estruturas mais ágeis conseguiram fazê-lo a tempo. Por isso, os negócios mais analógicos e mais físicos tiveram mais dificuldades.

Esta é uma das grandes lições da pandemia. E não é à toa que muito se fala nos dias de hoje sobre a transformação digital. O facto de se incorporar tecnologia na forma como se opera um negócio trás imensos benefícios. Assim, é possível automatizar trabalhos que eram feitos manualmente, como a criação de relatórios diários. A segurança de documentos e procedimentos é superior no digital. Assim, as pessoas podem estar apenas preocupadas com a análise e não na produção da informação para análise.

Conclusão

A possibilidade de utilizar tecnologia e digitalizar os negócios não é de agora. Mas, não tenho qualquer dúvida que a pandemia acelerou toda esta transformação, que iria apenas acontecer dentro de alguns anos. Por isso, aproveita estas lições que a pandemia deu sobre o empreendedorismo digital para aplicar no teu negócio. Contudo, se o teu negócio ainda não está totalmente digitalizado ou se tens problemas na implementação dessa estratégia, podes entrar em contacto comigo e em conjunto trabalharemos no teu futuro. Podes também ver mais dicas no meu Instagram.

2 Responses

  1. Oi, Bárbara.

    Nossa, concordo com tudo que você falou! A pandemia serviu para acelerar várias coisas em relação ao mercado de trabalho. Mas tem empresas que ainda precisam abrir a mente para a nova realidade, né.

    1. Olá Marcella, é isso mesmo! O mercado evoluiu e ainda bem que muitas pessoas evoluíram com ele também. Um beijo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *