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Como ter uma loja no Instagram passo-a-passo

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E é dia de COMPRAS! Quem não gosta, certo? Mas hoje vou-te falar sobre o Instagram Shopping, uma loja no Instagram onde podes vender os teus produtos e serviços.

Ora, como já te disse várias vezes, o Instagram como uma das maiores redes sociais existentes na actualidade, tem vindo a apostar fortemente noutras funcionalidades que fortaleçam a sua presença online e a sua utilização por todos os seus users.

É uma certeza que a evolução natural das coisas, passa cada vez mais pelo mundo digital. Esta evolução teve um crescimento maior devido à pandemia, onde a única presença social que nos foi permitida ter durante bastante tempo, foi pura e simplesmente digital. Este acontecimento obrigou a que muitos negócios se reinventassem, e que outros existentes crescessem a olhos vistos!

O Instagram não quis perder o comboio, e uma das formas que teve para aproveitar este boom dos negócios online, foi criar a possibilidade de se ter uma loja virtual através da aplicação. O Instagram Shopping permite que pequenos ou grandes negócios e marcas possam publicitar os seus produtos, com uma ligação para a sua própria loja virtual.

Como utilizar?

Na ótica do utilizador, é tudo muito simples. Primeiro, as fotos que têm esta funcionalidade ativa, aparecem com uma malinha branca no canto superior direito. Agora só tens de abrir o post, clicar na imagem e todos os items identificados te irão aparecer em várias etiquetas com o devido preço. Feito isto, podes ainda clicar no produto, e ver que mais produtos andam a ser vendidos na página ou ser directamente encaminhado para a loja virtual da marca. Esta funcionalidade não está disponível em todos os países, pelo que o seu uso depende deste factor. Atualmente está disponível em Portugal, e vou-te já dizer como podes fazer uso dela!

Antes de começares a criar a tua loja no Instagram, tens de primeiro ter em atenção alguns fatores:


Estar num mercado suportado para a funcionalidade do Instagram Shopping

Como já te disse, Portugal está, portanto se estás no nosso país, isto já não é um problema para ti.

Vender produtos físicos!

O Instagram Shopping não permite a venda de produtos digitais ou serviços, pelo que se o teu mercado se enquadra aqui, não adianta investires mais tempo a planear a tua loja.

Ter atenção aos produtos proibidos!

Pois é, o Instagram permite produtos físicos mas nem todos, como deves imaginar. Material médico, automóveis, máquinas perigosas, bilhetes, produtos sexuais, álcool, tabaco e drogas são algumas das proibições. É bom que consultes as políticas de comércio antes de te lançares ao piso. Contudo, como verás mais à frente, todos os produtos que irás meter em venda, são aprovados pelo Instagram antes de se tornarem visíveis ao público.

Ter o perfil comercial no instagram

Esta funcionalidade não está disponível para contas pessoais. Então tens de a tornar num perfil comercial, é simples. Vais às definições, conta, e mudar para conta comercial.

Associar ao teu Facebook

É impossível ter uma loja no instagram sem associar um Facebook, já te explico porquê. Portante tens de associar ambos. Mais uma vez é simples, entra nas definições Facebook e na aba esquerda clica onde diz “Instagram”. Aqui irá ser-te pedido para efetuares o log in e pronto, feito!

Criar o catálogo de produtos na tua loja no Instagram:

Já está tudo tratado? Então mãos à obra! Agora tens de preparar o teu catálogo de produtos. Agora tens de ir ao teu gestor do facebook e procurar a aba “Catálogos”. É aqui que vais começar a criar a tua loja, expondo os teus produtos. Podes inserir a informação manualmente ou associando directamente a tua plataforma de E-Commerce. O Facebook neste momento possui conexão com algumas plataformas como a Shopify, Big Commerce, 3dcart, Magento, OpenCart, Storeden e WooCommerce, o que facilita a integração do teu catálogo de produtos e da plataforma online, facilitando todo o processo mais tarde.


Ao adicionares produtos ao teu catálogo, deves adicionar sempre imagens ou vídeos do mesmo, o nome e descrição do produto, link para a plataforma de E-Commerce e o preço.


Tendo o teu catálogo de produtos pronto, tens agora de ativar esta funcionalidade no Instagram. Vai a definições -> negócio –> compras -> começar. Agora só tens de seleccionar o catálogo que queres adicionar e “Enviar para revisão”. Por fim, espera que seja aprovado pelo Instagram e poderás começar a publicar os produtos!


Foste aprovado! E agora? Fácil! Escolhe uma foto em que o produto apareça, e em vez de identificares pessoas, tens agora a opção de identificar os produtos. Escolhe o produto do catálogo que queres e escolhe onde queres a “bolinha” que vai apontar para o mesmo na fotografia.


Podes identificar até 5 produtos num post com uma única foto, ou até 20 em posts com mais fotos. Podes ainda identificar produtos em vídeos! Isto acaba por dar aquele toque diferenciado e cativante. Nos stories pode apenas identificar um produto por Story.


A parte mais “chata” neste processo todo, é mesmo a criação dos catálogos, porque de resto é super fácil e simples! Achas que esta funcionalidade se aplica a ti? Não tens a certeza? Então não percas mais tempo e manda-me já uma mensagem!

Bárbara Bação

Trabalho no mundo digital desde 2011 e, hoje, dedico a minha vida a ajudar empreendedores a criar os seus negócios e a usar as redes sociais para divulgar as suas marcas, com estratégia, humanização e criatividade. 

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