As Stories são sem dúvida uma aposta ganha pelo Instagram, quase que arrasaram com a concorrência ao revolucionarem a forma como consumimos conteúdo. E sabes também que mais é que pode arrasar? As tuas vendas. A sério! E vou contar-te tudinho.
Com a quantidade de posts que aparecem no feed dos utilizadores, é muito fácil os teus não aparecerem ou serem vistos por todos os seguidores. E é aqui que entram as Stories, permitem apresentar o teu conteúdo de outra maneira e a probabilidade de seres vista aumenta consideravelmente. Por isso tens aqui oito formas para conseguires mais vendas com as Instagram Stories.
Sê criativa com os teus designs
É provavelmente a tecla mais batida no digital, ter criatividade. E não pode ser de outra forma, somos muitas a lutar pelo nosso espaço, pelo que apenas se sobressaem as mais originais.
Vê as Stories de outras páginas e entende quais é que te prendem o olhar. Não é para copiar, claro, mas sim para entenderes que conjugações funcionam melhor. Tens que jogar com as cores, formas, lettering e não te esqueças que as Stories são muito curtas, pelo que têm que ser facilmente entendidas.
Mostra os bastidores do teu negócio
O humano é curioso e porque não tirar partido disso? Mostra como é que o teu negócio funciona no dia a dia. Faz uma série de Stories ao longo de um dia e permite aos teus seguidores verem como é que produzes os artigos que vendes ou os processos entre a compra e a expedição.
Ao abrires o teu mundo quem te segue irá criar uma ligação mais forte contigo. Poderão entender melhor as dificuldades que tens diariamente para os servires e assim percebem onde está aplicado o valor que pagam.
Aumenta a interação dos seguidores
Tens várias opções disponíveis para que os utilizadores possam interagir com as tuas Stories. Faz perguntas, coloca opções em votação, quizzes. Varia as opções durante a semana e podes também partilhar depois os resultados no dia seguinte.
Estas ferramentas são muito boas para que os utilizadores se sintam parte da tua página, mas também as podes utilizar para fazer sondagens e perceber quais são as preferências dos teus seguidores. Com esse feedback depois podes ajustar a tua comunicação ou até alterar os teus produtos/serviços.
Promove lançamentos ou promoções
Aproveita as Stories para promoveres novos produtos que estejas a lançar ou então promoções que tenhas disponível. Se tens algum post sobre o assunto podes lançar Stories a indicar que tens uma nova promoção nos posts.
Ao utilizares as Stories para este fim também estás a libertar o teu feed de “spam”. Não te esqueças de ser criativa nos designs e até podes aproveitar para experimentar novas formas de chamar a atenção.
Faz parcerias com influencers para takeovers
Encontra influencers que trabalhem no teu mercado e faz parcerias para um takeover das tuas Stories por um dia. Assim, além de teres alguém que os teus seguidores possam estar interessados no conteúdo, as Stories serão partilhas com os seguidores da influencer, pelo que a tua exposição aumentará.
Dependente do que é o teu negócio, podes convidar a influencer para visitar as tuas instalações, para testar os teus produtos ou para visitarem um destino à tua conta.
Partilha testemunhos
Para aumentares a credibilidade dos produtos/serviços que vendas, poderás ocasionalmente partilhar o feedback que recebeste de clientes.
Podes partilhar comentários no teu site ou mesmo posts e Stories que façam e que identifiquem a tua página.
Utiliza links (para mais de 10k seguidores)
Se a tua página tem mais de 10 mil seguidores, então podes colocar um link na Story para que o utilizador aceda ao deslizar para cima. Podes colocar o acesso direto ao teu site, à página de um produto ou algum post do teu Blog.
Apesar de ser muito aliciante ter mais tráfego para os teus links, cuidado para não exagerar nas ligações ou então perde-se o efeito. Utiliza esporadicamente e quando fizer mais sentido, como nas opções identificadas acima.
Coloca stickers dos teus produtos
Se tens os teus produtos associados à tua página de Instagram, da mesma forma que podes colocar stickers de produtos nos posts, podes também colocar nas Stories e assim as pessoas podem fazer a compra do produto sem terem que ir à tua bio à procura do link e do produto. Utiliza em Stories que mostres os teus produtos ou serviços e beneficia da compra in-app.
Conclusão
As Stories têm aumentado a sua popularidade e isso faz com que seja necessário estar presente também neste formato. Mostrar o lado humano do negócio e interagir com os seguidores permite aumentar a notoriedade e criar uma ligação mais forte. No fundo, cria uma comunidade.
Para atingires grandes resultados utiliza estes oito métodos e sê consistente na partilha de Stories. Se não estiveres a ser bem sucedida não te preocupes, fala comigo e ajudar-te-ei a identificar os problemas e a criar soluções.