Manter um blog de viagens durante a pandemia é possível (vê como)

Numa altura em que o turismo parou e que não há previsão de quando regressará à normalidade, como manter um blog de viagens durante a pandemia é uma pergunta muito pertinente.

Alguns dos meus clientes na área das viagens estão a queixar-se da queda de tráfego no blog, o que é legítimo. Estamos todos com algum receio de viajar, aproximamo-nos de uma crise económica e não sabemos o dia de amanhã. É perfeitamente normal que os blogs de viagens tenham caído um pouco o seu alcance devido ao covid-19. Mas devem baixar os braços? Claro que não!

Manter um blog de viagens durante a pandemia é possível

A pergunta para queijinho: deves encorajar pessoas a viajar?

Não se trata de encorajar ninguém a viajar neste preciso momento. Seria uma loucura incentivares e promoveres as viagens agora, uma vez que estarias a ir contra as próprias medidas do Governo. Como em tudo, é preciso bom senso. No entanto, e apesar de as viagens recreativas estarem proibidas de momento, isso não significa que não estejamos todos a pensar no futuro e na nossa próxima viagem. Após tanto tempo fechados em casa, os que tiverem ainda uma almofada financeira, estarão ansiosos por voltar a passear.

O que quer a tua audiência?

Embora o tráfego do teu blog de viagens possa ter diminuído um pouco, lembra-te que o teu foco deve ser SEMPRE a tua audiência. Tendo o teu nicho em mente, pensa naquilo que a tua audiência quer. E, se tiveres dúvidas, podes:

  • Usar as tuas redes sociais, como as Instagram Stories, para perceber quais os tópicos que gostarias que abordasses.
  • Se já tiveres uma mailing list, tira partido dessa base de dados poderosíssima e envia uma newsletter com um questionário bem construído (podes usar o Google Forms ou o Survey Monkey, por exemplo) para receberes um feedback mais completo da tua audiência
  • Usa o teu melhor amigo, o Google Analytics, para saber quais são as pesquisas que os teus leitores mais estão a fazer e quais os teus conteúdos mais populares actualmente. Sabendo quais os artigos que estão a correr melhor, sabes qual o caminho a seguir.

Aproveita para optimizares o teu conteúdo

Esta é uma excelente ocasião para optimizares o teu conteúdo antigo. Confirma que tens as melhores imagens em utilização, reforça links (incluindo de afiliados) e, acima de tudo, trabalha o SEO para tornares os teus artigos ainda mais poderosos neste campo para serem encontrados nos motores de busca.

Podes encontrar artigos antigos, incluindo alguns mais generalistas, que façam sentido voltar a publicar. Se sentires necessidade, podes incluir um disclaimer a informar que os artigos que estás a apresentar servem como inspiração para o futuro, e não para aliciar a que viajem agora.

Actualiza o Pinterest

Aos olhos do Pinterest, pins novos é sinónimo de novo conteúdo. Mesmo que estejas a colocar pins de artigos antigos, mas com uma imagem renovada e talvez um novo copy, estás a aumentar as probabilidades de clicarem nos teus pins e visitarem os teus artigos.

Se ainda não sabes como trabalhar o Pinterest, está na hora de marcamos uma sessão de Consultoria para Bloggers, porque estás a perder uma oportunidade tremenda de explodires o tráfego do teu blog.

Produz conteúdo novo e de qualidade

Continua a produzir conteúdo novo e de qualidade. Tendo em mente aquilo que a tua audiência procura, foca-te em escrever artigos ou vídeos que acrescentem valor e que sejam originais. Esta é uma oportunidade de brilhares e, para isso, podes recorrer a alguma “ajuda”, nomeadamente:

  • Colaboração com outros bloggers de viagens: escrever/aceitar guest posts, criar uma rubrica em conjunto, promoção mútua nas redes sociais, promover os produtos/serviços um do outro através de email, etc . Tira partido de outros criadores de conteúdo da mesma área e criem sinergias, ao invés de se verem como rivais. Só têm ambos a ganhar!
  • Parcerias com marcas: Cria propostas originais, criativas e bem elaboradas a marcas na tua área. Apresenta o teu media kit (se ainda não o sabes fazer nem abordar as marcas, temos de falar!) para reforçar o teu profissionalismo e ajudar as marcas na tomada de decisão. As marcas continuam a precisar de comunicar e, se chegares até elas com propostas dinâmicas, há uma grande probabilidade de virem a estabelecer uma parceria a longo prazo.

Conclusão

Manter um blog de viagens durante a pandemia é possível. Vai dar trabalho? Vai. Vai obrigar-te a sair da tua zona de conforto? Vai. Mas uma coisa é certa – muitos de nós estamos à procura de inspiração – e informação – para a nossa próxima viagem. Está nas tuas mãos conseguires apresentar-te como uma mais-valia nesta área e ires ao encontro daquilo que o teu público procura. Não baixes os braços e verás que, em breve, o teu blog de viagens vai ultrapassar o tráfego que tinha anteriormente graças ao teu esforço, dedicação e estratégias correctas.

Comentar