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Temos de falar sobre este tema. Como fazer marketing de influência durante o Covid-19? Como podem os influenciadores digitais comunicar durante o COVID-19? Esta tem sido uma das questões mais colocadas nas sessões de Consultoria para Bloggers e Influenciadores Digitais.

Os meus clientes, marcas e influenciadores digitais, perguntam-se se já não chega de falar sobre a quarentena e sobre o COVID-19. Estará a tua audiência saturada? Ou será tudo uma questão de abordagem?

Uma coisa é certa – se és um influenciador digital, ou ambicionas sê-lo, tens de ter consciência que todas as tuas comunicações online irão passar uma mensagem, chegar a um determinado número de pessoas e influenciar os seus comportamentos. Por isso, e sobretudo num período pandémico com o que vivemos, todos os cuidados são redobrados.

Embora já tenhamos muita informação disponível online sobre como lidar com o COVID-19, se calhar até demais, vermos os nossos influenciadores preferidos a dar o exemplo, dá-nos vontade de fazer igual. Por exemplo, quando vi uma influencer que sigo no Instagram a dar a ideia de deixar um recado na entrada do prédio a disponibilizar-me para fazer as compras e idas à farmácia para os meus vizinhos com mais idade, decidi fazer igual, porque nem tinha pensado nisso. Influencers na área da moda ou dos DIY, por exemplo, podem usar a sua influência para ensinar os seus seguidores a fazer máscaras de protecção caseiras.

Alguns Governos decidiram, inclusivamente, contratar influenciadores digitais para ajudar a passar determinadas mensagens relacionadas com os cuidados a ter perante o COVID-19.

Esta é também uma altura em que o consumo de internet, incluindo das redes sociais, disparou. Todos estamos em casa, sedentos de entretenimento, de algo que nos distraia. Mas procuramos também bom conteúdo.

Um estudo da Fohr mostrou que cerca de 80% dos influenciadores digitais reportarem maior engagement por parte dos seus seguidores. É a altura certa para todos os influenciadores digitais darem o seu melhor e construírem uma relação mais estreita com a sua audiência.

A tua grande mais-valia, agora, será envolveres a tua audiência com conteúdo que esteja super focado no momento em que estamos a viver. Os teus seguidores procuram conteúdo que seja autêntico e cheio de valor e que não ignore o período que estamos a viver. Se ainda não encontraste o teu nicho e a tua voz, é mais do que fundamental fazê-lo!

Fala sobre o problema que vivemos apresentando soluções. TU deves ser parte da solução e apresentar conteúdo de valor para o teu nicho.

Patrocínios, colaborações e pagamentos a influenciadores digitais durante o COVID-19

Estudos recentes mostram que as marcas, logicamente, viram os seus fundos reduzidos e que se viram obrigadas a reduzir os orçamentos para o marketing de influência. Como consequência, os próprios influenciadores digitais estão a baixar em cerca de 30% os valores que cobram por colaboração.

É uma adaptação legítima perante um cenário pandémico mas, apesar de os orçamentos estarem mais apertados, não é a altura para baixares os braços. Pelo contrário – sê mais original nas propostas de colaboração que fizeres às marcas e apresenta-te como uma mais-valia e como podes ajudar a marca a comunicar nesta altura. Sê autêntico e original – as marcas estão à procura de influenciadores que os ajudem a comunicar “fora da caixa” e, se tiveres uma proposta diferenciadora, sem dúvida que estarás a abrir caminho para uma colaboração a longo prazo.

Embora algumas colaborações tenham sido suspensas devido ao COVID-19 e aos constrangimentos financeiros que implicou, marcas e influenciadores digitais têm conseguido surpreender pela forma como comunicam nas redes sociais e como chegam até à sua audiência.

As redes sociais são, neste momento, um espaço para comunidade e não para competitividade. Usa as tuas redes sociais e a tua influência para espalhar mensagens positivas e para criares relação com a tua audiência. Isso é o mais importante! O futuro é ainda incerto e a única certeza que temos é que os seguidores que conseguires envolver e angariar para a tua comunidade, provavelmente ficarão contigo muito tempo.

Conclusão

Embora o COVID-19 tenha trazido vários desafios ao marketing de influência, também trouxe oportunidade para marcas e influenciadores digitais sobressaírem da multidão. Aproveita o momento para te ligares à tua audiência e apostares em conteúdo de valor e diferenciador para o teu nicho. Se não souberes como criar conteúdo adequado ao teu nicho, ou até mesmo a seleccioná-lo, marca já a tua sessão de consultoria para influenciadores digitais.

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