Quem tem um blog, seja pessoal ou institucional, já deve ter ouvido falar de SEO. E quem não ouviu, está a cometer um erro estratégico gigante.
O SEO – Search Engine Optimization, está relacionado com o posicionamento dos nossos artigos/páginas nos motores de busca como o Google.
Todo o nosso propósito com um site é aparecer nos primeiros resultados do Google quando os usuários escrevem uma determinada keyword – uma expressão de pesquisa. Quando alguém vai ao Google e pesquisa por “Consultoria para Influencers”, quero que encontre rapidamente o meu website. Isso fará as minhas vendas disparar, porque alguém que utiliza essa expressão de pesquisa está claramente à procura de um serviço. Se o meu site for dos primeiros que encontra, há uma grande probabilidade de vir a trabalhar comigo.
O SEO tem sido um poderoso aliado da minha presença digital há muitos anos e gostava que o considerasses uma estratégia obrigatória para o teu website e blog.
A verdade é que o SEO, apesar de não ser algo propriamente fácil, está envolvido em alguns mitos em que continuamos a acreditar. Por isso, no post de hoje, vou desmistificar apenas alguns dos principais mitos de SEO que tens de deixar de acreditar já.
Quanto mais rápido começares a atinar com o SEO e a trabalhar para um bom posicionamento nos motores de busca, mais rápido vais começar a colher os frutos.
Os resultados são rápidos
Não me canso de dizer que os resultados de SEO não acontecem de um dia para o outro. Nem de um mês para o outro. Muitas vezes, nem de um ano para o outro.
O SEO é quase como que uma semente que plantamos, mas cujos frutos começamos a colher algum tempo depois – à medida que regamos e cuidados da nossa plantinha.
O (bom) posicionamento de um post que fazes no teu blog vai depende de diversos factores, incluindo a concorrência das palavras-chave (keywords) escolhidas.
Uma vez no primeiro lugar, para sempre no primeiro lugar
Quando chegamos ao primeiro lugar do Google, fazemos uma festa. Afinal, não é todos os dias que conseguimos este grande feito, por muito que nos esforcemos. Contudo, é importante que tenhas em mente que mesmo depois de conquistares o primeiro lugar, nada é permanente. Ou seja, tens de continuar a criar conteúdo relevante e a ir actualizando a tua publicação para que ela se mantenha relevante e interessante.
Afinal, a tua concorrência vai aumentar e poderá vir a criar um artigo melhor ou mais completo, pelo que tens de estar atenta e continuar a ir melhorar todas as tuas publicações – especialmente aquelas que já se encontram bem posicionadas para que não desçam nas pesquisas do Google.
As meta-descrições são irrelevantes
As meta-descrições são as descrições que aparecem por baixo dos títulos das páginas nos resultados dos motores de busca. Se eu pesquisar no Google por “camisas brancas”, é aquilo que me aparece por baixo do título:
É sabido que as meta descrições não influenciam directamente o ranking que os nossos posts ocupam. Contudo, têm uma real relevância uma vez que, como ficam visíveis nos motores de busca, são um convite directo para os usuários dos motores de busca clicarem nos nossos artigos.
Afinal, uma meta-descrição é um resumo do conteúdo que o utilizador vai encontrar ao entrar no teu artigo. Se tu não o preencheres, o Google irá fazer isso por ti de uma forma, provavelmente, pouco atrativa.
Basta optimizar os textos
O texto do teu artigo tem de estar muito bem optimizado, é certo, mas não é apenas o texto que importa. As imagens que utilizas ao longo do texto, e a própria imagem de destaque, deve ser optimizada também, utilizando as keywords que definiste para a tua publicação.
Deves ter em consideração o nome do arquivo da imagem (ex: “camisas-brancas-justas.jpg” em vez de “IMG007.jpg”), a tag alt texto e até mesmo a descrição das imagens.
O Google não lê as imagens – para ele, são espaços em branco. Por isso, sem uma optimização das imagens através destes campos, perdes a hipótese de aparecer no Google Images, de onde podes vir buscar também imenso tráfego.
Quanto mais vezes repetir a keyword, melhor
Quando começamos a estudar um pouco de SEO, ficamos iludidos com o poder que a keyword pode ter no posicionamento dos nossos artigos. Contudo, com a vontade de ficarmos nos primeiros lugares do Google, damos por nós a “entupir” o nosso texto com a keyword.
Porquê? Porque ficamos demasiado preocupados em agradar ao Google, ao invés de nos focarmos nos utilizadores.
Se o teu texto ficar demasiado forçado e orientado para “robots”, os utilizadores não vão ter vontade de ler o teu artigo até ao fim, e vão sair da tua página rapidamente. Ao fazê-lo, vão dizer ao Google que o teu artigo é pouco relevante e, portanto, ele perde pontos no posicionamento.
Por muito aliciante que seja, foca-te sempre primeiro no teu público-alvo e em criar conteúdos completos e de qualidade.
Concluindo…
O SEO vai ser um excelente aliado para a evolução do teu site, fazendo com que aquilo que publicas seja encontrado pelas pessoas certas. Seja para vender mais dos teus produtos ou serviços, seja para gerar mais lucros com marketing de afiliado, seja para te posicionar como autoridade num determinado assim, o SEO é uma estratégia para todos aqueles que têm sites ou blogs.
Se ainda não sabes como usar o SEO a teu favor, descobre o ebook “SEO para Bloggers” e começa já a multiplicar as visitas ao teu blog!