Nas últimas semanas têm sido vários os clientes que me contactam em pânico após terem visto alguns posts nas redes sociais a dizer que o Instagram vai proibir sorteios.
De acordo com alguns influencers e “especialistas” em marketing digital, o Instagram já começou a proibir giveaways na sua plataforma, apagando os sorteios/giveaways/passatempos ou até mesmo bloqueando as páginas dos autores que os lançaram.
As redes sociais – e a internet no geral – são um espaço fantástico para aprendermos com pessoas incríveis que partilha conteúdo muito educativo e útil. Contudo, qualquer pessoa pode publicar o que quiser sem ter bem a noção daquilo que diz. É o que está a acontecer com este tema, que não passa de um MITO.
O que se tem passado com os sorteios no Instagram
Efectivamente, têm surgido algumas problemáticas associadas a sorteios no Instagram. Alguns influencers viram os seus giveaways apagados pelo próprio Instagram. Outros chegaram a ter as suas contas bloqueadas ou apagadas (isso é o que eles dizem, eu ainda não comprovei nada). Geralmente são contas com milhares de seguidores ou com prémios muito aliciantes, como iPhones e afins.
Quando se criam sorteios, giveaways ou passatempos no Instagram, abrimos a porta a um grande número de utilizadores que não nos conheciam… mas também a contas falses, contas clonadas e contas associadas a esquemas manhosos.
Sim, o mundo do Instagram não é só borboletas e, nos últimos meses, temos assistido cada vez mais a esquemas fraudulentos para roubar contas e, neste caso, surgem através dos giveaways.
O mais comum são as contas “clone”. Um haker cria uma conta com um username praticamente igual, com a mesma foto de perfil mas, na biografia, para além de usar o teu nome/nome da tua marca, refere que é a página oficial para apurar o vencedor do sorteio, com um link que as pessoas devem clicar (isso já vi acontecer aqui em Portugal a pelo menos duas clientes, com muitos seguidores).
Quando os seguidores começam a denunciar, o Instagram, que trabalha com inteligência artificial, acaba por apagar / bloquear e, muitas vezes, pode bloquear ou apagar a publicação ou conta original ( que poderá, ou não, ser reposta ).
Por outro lado, se lançares um giveaway, ou sorteio, ou passatempo, em que os participantes tenham que deixar-te um like na publicação, comentá-la ou passar a seguir-te e se, até então, praticamente não tinhas interacção nenhuma, o algoritmo do Instagram poderá achar estranho e bloquear-te. Porquê? Porque o excesso de interacção nas contas, que fuja àquilo a que o utilizador costuma fazer, dá ao Instagram a ideia de que aquilo que estás a fazer é uma automação. Ou seja, que compraste sistemas de automação ou que compraste likes / comentários / seguidores. E, portanto, bloqueia-te.
Esse é um risco que existe, sem dúvida, especialmente quando a tua conta está paradíssima e de repente tem toneladas de interacção.
Contudo…
Não, o Instagram não está a proibir sorteios. Não, o Instagram não está a proibir giveaways. Não, o Instagram não está a proibir passatempos.
Chamem-lhe o que lhe chamarem, pelo menos por enquanto não há NENHUMA notícia oficial por parte do Instagram que o confirme. Bem pelo contrário, no site oficial do Instagram existe precisamente uma publicação que explica quais os passos a dar para fazer sorteios no Instagram, aquilo a que chamam de “promoções” que eu passo a citar:
- Se utilizas o Instagram para comunicares ou gerires uma promoção (ex.: um concurso ou uma aposta), és responsável pelo funcionamento legal dessa promoção, incluindo:
- As regras oficiais;
- Os termos da oferta e os requisitos de elegibilidade (por ex.: idade e restrições de residência); e
- A conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis que regem a promoção e todos os prémios oferecidos (por ex.: o registo e a obtenção das aprovações regulamentares necessárias).
- Não podes identificar incorretamente conteúdo ou incentivar os utilizadores a fazê-lo (por ex.: não incentives pessoas a identificarem-se a elas próprias em fotos nas quais não aparecem).
- As promoções no Instagram devem incluir:
- Uma autorização completa do Instagram por cada entrada ou participante.
- O reconhecimento de que a promoção não é de forma alguma patrocinada, aprovada, administrada ou associada ao Instagram.
- Não te ajudaremos na administração da tua promoção e não te podemos aconselhar sobre se é necessário o consentimento para utilizar o conteúdo do utilizador nem quanto à obtenção de eventuais consentimentos necessários.
- Aceitas que a utilização do nosso serviço para gerires a tua promoção é por tua conta e risco.
Os sorteios são a melhor forma de ganhar seguidores no Instagram?
Costumo brincar e dizer que não sou extremista em nada na minha vida a não ser em relação a touradas – que sou absolutamente contra. Mas, quanto ao resto, não sou de extremos nem entro nas modas de dizer que os sorteios são a pior coisa do mundo, só porque vejo outras pessoas a dizê-lo.
Não acho que os sorteios sejam a pior estratégia que existe – apenas é uma estratégia que tem de ser usada com cautela e com consciência. Não só pelos motivos enumerados acima, mas porque pode atrair público que não é qualificado. E eu própria já falei antes sobre como fazer sorteios no Instagram.
Existem muitos “papa-sorteios” que participam em tudo e mais alguma coisa porque só querem coisas de borla. Essas pessoas nunca vão interagir com o teu conteúdo, nem vão comprar os teus produtos / serviços. Assim que anunciares o vencedor do teu sorteio, vão sair da tua página.
Pela experiência que tenho com sorteios, cerca de 30% dos seguidores que ganhei nos sorteios, perdi-os assim que anunciei os vencedores. Mas a restante percentagem ficou porque, graças ao sorteio, ficou a conhecer o meu conteúdo, gostou e decidiu ficar.
Há sempre os dois lados de cada moeda.
Não sou a favor de fazer passatempos todos os meses e com prémios que não sejam aliciantes. Contudo, quando a ocasião assim o justifica, acredito que pode ser uma boa estratégia se feita com as devidas protecções legais. E, claro, vale sempre a pena pesar os prós e os contras, sendo que há cada vez mais riscos associados aos sorteios mas não pelo sorteio em si.
Aprende a ser selectivo naquilo que ouves na Internet. Qualquer pessoa pode abrir a boca e dizer o que quiser, mesmo que não tenha certezas. Mesmo que não seja verdade. Este é um desses casos.
Quando ouvi pela primeira vez, vindo de uma influencer brasileira, fui imediatamente pesquisar. Passei mais de uma hora à procura no Google e… nada! Não havia nenhuma informação oficial do Instagram a referir essa situação, apenas aquele comunicado oficial do próprio Instagram em relação aos sorteios.
Caso a situação se inverta, e o Instagram decida impedir os sorteios – algo que duvido bastante porque gera muita interacção e muito dinamismo na própria rede social – virei actualizar este artigo e manter-vos a par das novidades.