O número de seguidores não é importante

Porque é que não te deves focar (tanto) no número de seguidores – mas sim na qualidade

Já ouviste certamente que quantidade não significa qualidade, certo?

Isto é um lema que te deve orientar em tudo na vida, é importante que percebas bem este conceito e quando o aplicar. Há certamente produtos em que o importante será a quantidade, mas nenhum desses produtos é o teu. O teu conteúdo é de qualidade, pelo que deves ambicionar sempre ter uma comunidade de seguidores de igual medida.

Não posso ser hipócrita e dizer-te que também não gosto de ver a minha comunidade evoluir e crescer. Claro que sim! Mas deixei de olhar para o número de seguidores como o elemento mais importante… realmente não o é!

Num mundo em que é tão fácil “aldrabar” estes números através de seguidores falsos, vale sempre a pena reforçar que o número de seguidores não é o mais importante mas, sim, a sua qualidade.

O número de seguidores não é importante… Então o que é?

1 – Engagement

O que é que difere um seguidor fiel de um seguidor banal? A interacção que o primeiro tem contigo e com a tua página, blog, o que for.

Criar engagement é criar um laço de afinidade. Um seguidor fiel, e uma comunidade que gosta de ti, vão comentar os teus posts, vão interagir contigo, reagir às tuas stories, enviar DMs a pedir conselhos relativamente a um tema ou outro.

É nesta comunidade e nestas pessoas que tu te sustentas, tu existes por e para eles, e quando mais engagement melhor. Portanto consegues facilmente chegar à conclusão que é preferível teres 5mil seguidores destes, pessoas que gostam do teu produto/serviço e que te seguem por isso, do que 100mil seguidores que te seguem só porque sim, ou porque são contas falsas criadas algures para aumentar seguidores a quem paga para tal. Estes 100mil seguidores que conseguirás por esta via, não passam disso, números para aumentar uma conta.

Não existe engagement e não te dão perspectivas de crescimento real algum.

2 – Crescimento orgânico

Com um bom engagement e com seguidores fiéis, uma consequência é que eles passem a palavra a outras pessoas com os mesmos gostos. Veêm na tua página conteúdo de valor que merece ser partilhado.

Quantas vezes, não te cruzaste já com posts/stories/reels de pessoas que segues assiduamente, e não partilhaste com outros amigos teus por achares que merece? A isto chama-se crescimento orgânico, aquele que tu tens sem pagar por publicidade para que o teu perfil atinja mais pessoas.

E é este o crescimento que tu queres por vários motivos. Primeiro não gastas dinheiro, depois estás seguramente a angariar mais seguidores que irão criar engagement e fazer parte assídua da tua comunidade!

3 – Revenue

Quando começas a lucrar com o teu perfil, através de patrocínios de marcas ou marketing de afiliados, por muito que seja bom teres o maior número possível de seguidores, convém que sejam seguidores ativos com quem tenhas engagement, e não números vazios.

Primeiro, as marcas quando te avaliam para saber se devem ou não apostar em ti, não olham só para o número de seguidores (que atenção, também conta e tem um peso relevante), mas também para o engagement que tens com eles. Muitos seguidores e pouco engagement é motivo para um marca te descartar por alguém que até pode ter metade dos seguidores, mas o triplo do engagement. É através deste engagement que tu tens com a tua comunidade, que as marcas garantem que o seu produto é visto com atenção, e posteriormente adquirido.

Já as parcerias por marketing de afiliados, que são relativamente fáceis de conseguir, dão-te mais ganho quantas mais pessoas aderirem por ti. Portanto, achas que 100mil seguidores “vazios” te vão dar algum retorno nessa área? Não preciso de responder sequer pois não?

4 – Visibilidade

Então repara, tens engagement com a tua comunidade, “amigo puxa amigo”, as marcas começam a apostar em ti e de repente, podes nem ter um número de seguidores assim tão alto, mas já tens muita visibilidade por quem interessa, e cada pessoa envolvida nessa corrente, é um elo importante e válido para o teu sucesso.

A partir deste ponto o teu crescimento será sempre certo, gradual e com seguidores de valor que se irão manter fiéis a ti, desde que tu te mantenhas também fiel a ti. E quanto mais cresces em número e qualidade de seguidores, mais as marcas olham para ti, mais novas pessoas chegarão a ti e mais rentabilidade poderás tirar da tua página!

Conclusão

Agora diz-me, depois disto, ainda queres mesmo aumentar exponencialmente o teu número de seguidores da maneira fácil? Ou preferes ir pelo caminho mais longo, mas aquele que valerá mais a pena?

Recomendo-te a leres o meu Ebook sobre “Ganhar Seguidores no Instagram”, onde abordo este tema e outros tantos, e poderás aprender a melhor forma de cresceres da maneira correta. Ou então agenda já a tua consultoria comigo e eu digo-te tudo o que precisas de saber em primeira mão!