O que é o Shadowban e como saber se estás banido pelo Instagram?

O Shadowban é o conceito que todos os utilizadores de Instagram deveriam conhecer e ao qual deveriam estar muito atentos. Se estás a perder seguidores ou o teu engagement está a baixar drasticamente, poderá ser precisamente por causa do Shadowban.

E, para quem dedica tanto tempo ao crescimento no Instagram, ver-se numa situação destas é um pesadelo.

Mas afinal, o que é o Shadowban?

O Shadowban é algo que acontece quando o Instagram “suspende” as nossas publicações. O Instagram considera certos comportamentos impróprios e, se achar que fizeste algo errado, poderá colocar-te em shadowban, impedindo que as tuas publicações sejam encontradas através das hashtags e, portanto, reduzindo o alcance e o potencial de conquista de novo público.

Se estiveres em shadowban, ninguém irá encontrar os teus posts a não ser os teus próprios seguidores, através dos seus feeds.

Que factores levam ao Shadowban do Instagram?

Há vários comportamentos que o Instagram considera que violam as suas políticas e isso inclui, por exemplo:

  • Sistemas de automação
  • Bots
  • Hashtags irrelevantes ou consideradas spam

Como saber se estás em shadowban / se foste banido pelo Instagram

Ninguém te vai avisar que estás em Shadowban. Não vais receber qualquer notificação e até podes achar que as mudanças no teu Instagram poderão estar relacionadas com o algoritmo, que está em constante mudança.

Mas há forma de saberes se foste banido pelo Instagram. Partilho contigo duas delas:

1 – Na tua publicação mais recente, cria uma hashtag nova, ou usa uma hashtag com muito poucas publicações. Depois, pede a alguém que não te siga, para procurar o teu post nessa hashtag. Se a tua publicação não aparecer lá, é bem provável que estejas na lista negra do Instagram.

2 – A outra hipótese é usares o site www.triberr.com . Se colocares o teu username do Instagram na barra de pesquisa, ele analisa-te gratuitamente as tuas últimas publicações para saber se estás em shadowban.

O que fazer se estiveres em shadowban?

Não desesperes porque, geralmente, o shadowban é algo que dura pouco tempo e que pode ser remediado facilmente. Aqui ficam algumas estratégias para implementares se estiveres em shadowban:

1 – Apagar as hashtags banidas das tuas publicações

Se identificaste quais são as hashtags banidas, está na hora de as removeres das tuas publicações, estejam elas onde estiverem (posts, comentários, biografia).

2 – Reverter a conta comercial para pessoal

Embora percas o acesso, temporariamente, às estatísticas, pode ajudar a saíres do “radar” do Instagram. As contas pessoais têm menos importância no algoritmo do Instagram e, por isso, deixa-te em low profile até tudo voltar à normalidade.

3 – Publica menos

Há quem recomende que nem deves fazer login na tua conta de Instagram durante uns dias mas, pelo menos, publica em menor quantidade

4 – Não uses hashtags

Se tiveres mesmo de publicar, deixa as hashtags de lado até saíres de shadowban.

5 – Acaba com todos os sistemas de automação

Se tiveres algum programa de likes ou automação a funcionar, está na hora de deixares de o fazer.

Se queres aprender estratégias legítimas para crescer no Instagram, adquire já o ebook “26 Estratégias para Crescer no Instagram” por apenas 5€ !

Comentar