O que é o TikTok, como funciona o seu algoritmo (e faz sentido para o teu blog?) – Bárbara Bação

Antes da febre da app Peoople, chegou o TikTok e esse, meus amigos, eu acredito que tenha vindo para ficar! É sobretudo um fenómeno entre a geração mais nova (a minha afilhada ficava HORAS a treinar danças para gravar vídeos para o TikTok com as amigas) e, por isso, poderás estar a pensar em aderir também (fiz uma conta também, para experimentar a app, e podem encontrar-me como barbarabacao) .

O que é o TikTok?

O TikTok é uma app criada por uma empresa chinesa, a Bytedance, cuja essência começou por ser partilhar pequenos vídeos de lip-sync (quando mexemos os lábios em silêncio e sincronia com uma voz que passa por trás, tal como o playback). Há milhares de músicas conhecidas e audios cómicos também, sob os quais nos podemos gravar por cima e imitar.

E aquilo que começou por ser uma app muito direccionada para um público mais jovem (pré-adolescentes e adolescentes), rapidamente escalou para todo um mundo novo. Milhares de celebridades aderiram a esta nova app e várias marcas também, partilhando o seu trabalho, dicas de negócio e muito mais!

Como funciona o algoritmo do TikTok?

Como qualquer rede social, o TikTok funciona por algoritmo. É ele que determina que conteúdos aparecem no feed de cada um. No fundo, o algoritmo do TikTok usa inteligência artificial para compreender o conteúdo que é colocado na app. Se o engagement e a interacção forem elevados, o algoritmo fará com que os teus vídeos apareçam no feed de mais pessoas.

Para ampliares as probabilidades de te tornares “viral”, só há uma coisa a fazer: estar atento às tendências, hashtags e músicas que estão a ser mais usadas. A tab “Discover” serve exactamente para perceberes o que é mais popular e, se usares essas tendências, tens mais probabilidades de ter um bom engagement e interacção.

O TikTok faz sentido para o teu blog?

Esta é uma pergunta que deve ser colocada sempre que é lançada uma nova app. Todos queremos estar presentes e não nos deixar ficar para trás. Acontece que, infelizmente, nem todas as redes sociais são adequadas para todos os tipos de negócio.

Enquanto que, para uma Associação de Franchising, o LinkedIn possa ser a ferramenta mais eficaz para o tema e para o público do negócio, certamente que não verá no Tik Tok qualquer mais-valia. Estar lá, seria apenas um desperdício de tempo e de recursos da equipa de marketing.

É sempre nisso que tens de pensar. Será que o TikTok (ou outra qualquer app) é a plataforma adequada para o teu público-alvo? É lá que estão os teus seguidores? Em qualquer app que te inscrevas e que promovas, é conveniente que o faças com qualidade. Se não vais retirar negócio ou alguma mais-valia da tua presença nessa rede social, o melhor é continuares dedicada/o às redes sociais que te dão retorno.

Neste momento, ainda não é possível afirmar se o TikTok será o próximo Instagram, ou se vai ter o mesmo rumo que apps como o Snapchat ou o Vine, que acabaram por cair em desuso. No entanto, sabemos que a Geração Z está viciada e que ainda tem muito potencial.

O que achas do TikTok? Já experimentaste a app?

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