O que é um calendário editorial para bloggers e o que deve incluir – Bárbara Bação

Um calendário editorial é um documento no qual vais incluir todo o teu planeamento e estratégia de conteúdo. Trata-se de uma forma de planeamento que te permite agir com antecedência e, portanto, garantir um plano de acção a curto, médio e longo prazo. Permite-te, no fundo, ter uma visão alargada de tudo o que estás a produzir para o teu blog e até redes sociais.

Para quem tem um blog e, portanto, trabalha com marketing de conteúdos, o calendário editorial é um elemento preciosíssimo e que, para mim, foi uma ajuda preciosa para aumentar a qualidade dos meus conteúdos.

Porque deves usar um calendário editorial para blogs:

Para cumprir com o prazo

Se os meus leitores sabem que publico todos os domingos, não posso falhar esse prazo. Quando prometemos algo aos nossos leitores e lhes falhamos, estamos a quebrar um compromisso que, provavelmente, não tem retorno. Cumprir os prazos é muito importante para manter a consistência e os leitores do nosso lado. Sobretudo se forem conteúdos patrocinados por marcas, que te pagaram para ver os artigos online em determinado dia.

Para reduzir ansiedade

Quando temos um prazo por cumprir, torna-se difícil não ficarmos ansiosos quando nos vemos no limite de falhar. Falo por mim, pelo menos. Dava por mim muito ansiosa quando não tinha os conteúdos do blog prontos, sobretudo se nem soubesse sobre o que falar. A partir do momento em que criei um calendário editorial e comecei a planear com antecedência, a ansiedade reduziu exponencialmente.

Para garantir conteúdos de qualidade

Este é dos aspectos mais importantes para mim. Ter dois ou três meses de conteúdos planeados permite-me garantir que todos têm mais qualidade. Decido logo quais os temas que vou abordar, faço a pesquisa sobre que keywords usar, escrevo com tempo de rever de forma isenta, introduzo links de afiliados, consigo fotografar o que preciso. Resumindo – ter tudo planeado com antecedência permite-me garantir uma maior qualidade e relevância de cada artigo. Só por isso, vale a pena.

Para antecipar datas/ocasiões que estão na ordem do dia

Se planear com alguns meses de antecedência, já sei quais são as datas ou ocasiões sobre as quais faz sentido falar no meu blog, antecipando-as de forma a potenciar o SEO. Se tens um blog de maternidade, poderás começar a falar sobre o regresso às aulas logo em Julho, por exemplo. Uma coisa é certa – não vais voltar a deixar escapar datas que poderiam resultar em conteúdos interessantes e relevantes para os teus leitores.

Para preparar campanhas / parcerias

Antecipar conteúdos vai permitir-te, também, antecipar propostas de parcerias. As agências de comunicação e as marcas precisam, geralmente, de algumas semanas para aprovar propostas de parcerias. No entanto, se tiveste tempo de planear uma proposta de comunicação engraçada envolvendo o teu blog e redes sociais, a probabilidade de sobressaíres e teres a tua proposta aceite, é superior.

Concluindo

Perder tempo a criar um calendário editorial só te vai trazer vantagens a curto, médio e longo prazo. Planear é meio caminho andado para o sucesso, porque vai garantir a qualidade de tudo o que fizeres.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *