O que é um Gestor de Redes Sociais (Social Media Manager)? – Bárbara Bação

Hoje em dia, todas as empresas estão nas redes sociais. Assistimos, sobretudo em plena quarentena, que as redes sociais são uma ferramenta poderosíssima de representação da personalidade da marca, do potencial dos seus produtos e serviços, da aproximação à sua comunidade, de fidelização de clientes e, claro, de venda.

E é muito fácil – e gratuito – criar perfis nas redes sociais. Se por um lado qualquer um pode criar esses perfis, por outro lado são poucos aqueles que os sabem usar de forma profissional e tirar o maior partido das suas funcionalidades.

Para as empresas que querem levar a sua presença digital ao próximo nível, recorrer a Gestores de Redes Sociais, tradução livre de Social Media Manager. Esta é uma profissão cada vez mais requisitada e necessária.

Mas o que é um Gestor de Redes Sociais e o que faz no seu dia-a-dia?

O Gestor de Redes Sociais é um profissional responsável por representar a empresa/marca nos seus perfis nas redes sociais, dando-lhe uma só voz.

Um Gestor de Redes Sociais é alguém que, geralmente, provém da área de Marketing Digital e que tem experiência na gestão de redes sociais de diversas áreas de negócio, sabendo que cada rede social tem o seu propósito e a sua forma de comunicar.

O Gestor de Redes Sociais percebe quais são as necessidades do negócio e adapta as campanhas promocionais, lançamentos, eventos, etc ao espaço digital da marca.

O que faz um Gestor de Redes Sociais

Um Gestor de Redes Sociais trabalha em função daquilo que são os objectivos da marca que está a gerir. Por exemplo, pode ter como função o aumento de vendas, ou a construção de uma relação com a comunidade, ouvir sugestões dos clientes para melhorias dos produtos, aumentar o número de seguidores, etc.

Dependendo do que lhe for solicitado, de qual for o pacote de serviços que a empresa adquiriu, o Gestor de Redes Sociais poderá desempenhar as seguintes funções:

· Selecção das melhores redes sociais para cada tipo de negócio

· Optimização dos perfis

· Criação de um calendário de conteúdos

· Criação dos conteúdos (textos e imagens)

· Selecção das melhores hashtags

· Resposta a comentários

· Resposta a mensagem

· Criação de anúncios

· Aumento do número de seguidores

· Melhoria / Makeover do perfil

· Entre outras

Quero contratar um Gestor de Redes Sociais, e agora?

Há várias opções no mercado para gestão de redes sociais. Há empresas especializadas nessa área, que costumam cobrar valores, no mínimo, de 500€ por mês (para as agências mais pequenas ou para muito poucas publicações).

Mas também há cada vez mais freelancers no mercado, com valores mais acessíveis e maior disponibilidade, que praticam valores na média dos 300€ por mês.

Se estiveres a pensar contratar um Gestor de Redes Sociais, consulta o meu serviço de Gestão de Redes Sociais para Negócios. Juntos, vamos conseguir levar o teu projecto ao próximo nível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *