O que são os GUIAS no Instagram e como usá-los

O que são os GUIAS no Instagram e como usá-los

A aba GUIAS do Instagram já chegou há algum tempo a países como o Brasil e Estados Unidos, desde maio de 2020, mas foi só há poucos dias que comecei a vê-la em Portugal.

O primeiro passo do Instagram é sempre testar com alguns criadores de conteúdos e, depois, decidir se vale a pena expandir para todos os utilizadores. E se, ao início, os Guias do Instagram eram direccionados para ajudar pessoas a “lidar com ansiedade e luto durante a pandemia da COVID-19”, rapidamente o conceito se tornou mais abrangente.

O QUE SÃO OS GUIAS DO INSTAGRAM

No fundo, os Guias do Instagram são uma nova forma que o Instagram encontrou de gerar mais interacção entre contas, criando quase como se fossem catálogos “tanto para quem quer comprar os produtos em alta quanto para quem deseja aprender sobre um novo tópico ou lugar.” No fundo, e aqui entre nós, faz-me lembrar um pouco os álbuns do Pinterest onde agrupamos conteúdos que nos interessam por pastas.

E, por isso mesmo, é um espaço de curadoria de conteúdos (posts e IGTVs) sobre um tema em específico. Por exemplo, se tens um perfil de Beleza, podes criar vários guias, nomeadamente: Cuidados de Pele, Dicas de Maquilhagem, etc. Dentro de cada um desses guias, vais colocar os posts e IGTVs que consideras que se enquadram nesse tema.

Dessa forma, ficas com um guia completo sobre o assunto e, portanto, acabas por acrescentar valor à tua comunidade. Relembro que é importante escolheres os guias de acordo com o teu nicho e sobre os temas que abordas no teu feed.

O que são os GUIAS no Instagram e como usá-los
Feed da minha cliente Elisangela do Amaral

No meu caso, quando tiver os Guias do Instagram disponíveis para mim, irei criar álbuns com Dicas de Instagram, Ebooks para Influencers, Dicas de Pinterest, Dicas para Empreendedores, etc. Tudo o que sejam temas que eu abordo no meu perfil e no meu blog para ajudar ainda mais a minha comunidade a encontrar imediatamente aquilo que procura, consoante o tema no qual tem mais necessidade.

A parte engraçada no meio disto tudo é que os guias ficam mesmo com um aspecto de “guia” ou de um post de blog, agregando conteúdos do mesmo tema de forma muito intuitiva.

COMO IR À ABA GUIAS DO INSTAGRAM

Infelizmente, a minha app ainda não tem os Guias do Instagram mas já pude observar alguns guias em perfis de clientes e até mesmo de outros influenciadores no estrangeiro. Contudo, é muito fácil e o Instagram colocou a aba dos Guias muito visível no feed de cada um de nós (bom, pelo menos daqueles que já têm esta feature).

O que são os GUIAS no Instagram e como usá-los
Feed da minha cliente Elisangela do Amaral

O Guias do Instagram apenas aparece na versão mobile (quem consultar o Instagram no computador, não a irá ver) e esta aba irá estar ao lado do ícone do IGTV no teu feed, em forma de livro / catálogo.

Para além de ficar permanentemente no teu feed, na zona de Guia do Instagram, ainda poderás partilhar nas tuas Stories ou mensagens directas, para levares os guias a cada vez mais pessoas.

Outro aspecto interessante, que o Instagram revela no seu blog, é que há também uma vertente de Guias de produtos, que “podem ser exibidos na loja do Instagram, o novo destino de compras no aplicativo. Assim, podes encontrar produtos de pessoas que ainda não segues.”

Agora conta-me: já começaste a experimentar os Guias do Instagram ou ainda vais esperar mais um pouco?

Comentar