Já escrevi sobre este tema algumas vezes, a rondar mais ou menos esta questão. Mas se ainda te restam dúvidas, vou-tas esclarecer.
Imagina que criaste uma marca de fatos de banho. Um design incrível, cativante, com tudo o que precisa para vingar no meio. Usas o Instagram para vender e não tem nada de mal (embora o Instagram sirva para muito mais do que vendas). No entanto, o teu negócio precisa mesmo de um blog para potenciar ainda mais as tuas vendas. Descobre aqui porquê:
Porque é que o teu negócio precisa mesmo de ter um blog
Impulsiona o teu SEO
Ter um blog não é só mais uma presença online, é muito capaz de ser “A” presença online. A utilização de palavras chave precisas, pode facilmente fazer com que alguém vá ter contigo através de uma pequena pesquisa Google. E quanto mais vezes encontrarem o teu blog, mais facilmente será para outros o fazerem. Isto permite-te um alcance muito maior, até de pessoas que não têm o instagram por exemplo (eu sei, eu sei, é raro mas existem).
Não entendes bem o conceito de SEO? Pois eu criei um ebook especificamente a falar sobre SEO e como o podes usar para chegar aos primeiros lugares do Google. Chama-se “SEO Para Bloggers” e foi feito para ti.
Aumenta o engagement
A forma como tu te expões num blog, nunca é a mesma como fazes num Instagram ou Facebook. Estas redes sociais são salas cheias de pessoas que muitas vezes só se deixam encantar pelos olhos. O Blog é intimista, quem te procura e quem te segue, quer ver algo mais que uma imagem bonita. Quer ler-te a ti, quer saber o que pensas relativamente a certos assuntos, quer seguir as tuas opiniões e tendências. Isto aumenta a confiança em ti e no teu produto, e pode fazer a diferença quando já tens centenas ou milhares de produtos idênticos ao teu à venda no Instagram, mas o teu é o único com presença em Blog. Quem achas que tem uma relação mais forte com o seu público alvo? Quem achas que vai tirar mais recomendações do boca a boca? Estás a ver?
Aprende a criar um blog de raiz no novo ebook Guia do Blogger.
Reforça o teu produto
Outra não novidade. Tendo um bom produto, aliado a uma criação de conteúdo de qualidade e valor, a imagem que o teu público alvo terá do teu produto sai reforçada. Num blog o teu discurso é sempre diferente do discurso que usas noutras redes, e não só. Num blog podes-te alongar de formas que não podes nas outras redes. Falando de bikinis, não vais conquistar as pessoas só pelas fotos na praia ou na piscina, vais conquistar pela forma como poetizas o teu produto, e podes fazê-lo de várias maneiras. Podes explorar as combinações de partes de vários bikinis diferentes, podes escrever sobre dicas de como usar o mesmo de formas diferentes dependendo do teu mood e do teu restante look do dia. Podes aliar isto tudo a outros produtos, enfim, as opções são muitas e variadas, e só depende de ti, em criares conteúdo de valor que reforce esta imagem. Aqui recomendo sempre que ponhas a conversa em dia com a tua persona para optimizares ao máximo os efeitos do que pretendes!
Concluindo…
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Assim sendo, a pergunta que se põe agora é, tens um produto mas ainda não tens um blog? Porquê? Existem já vários estudos de grandes empresas sobre o impacto dos blogs. Por isso não penses mais se “será que o blog resulta?”. SIM! O blog resulta! Agora depende de ti e da tua capacidade de criação de conteúdo e de planeamento para ele te fazer dar o salto que procuras.
Caso tenhas dúvidas se isto se aplica a ti, deixa-me simplificar. Tens um produto? Então sim, aplica-se! Tens dúvidas sobre como é que deves fazer? Então fala comigo e vamos lá fazer-te dar esse salto!