Porque NÃO deves criar um canal do Youtube – Bárbara Bação

Hoje em dia está na moda ser youtuber. Todos os adolescentes querem sê-lo, pois vivem no mundo dos seus youtubers favoritos e não no seu próprio mundo. Possivelmente, por diferentes motivos, existem igualmente adultos que desejam criar um canal do Youtube, muitas vezes associado a algum projeto que já tenham noutra plataforma.

Ter um canal do youtube não é um mar de rosas e se queres ser youtuber para teres uma vida semelhante à que vês nos vídeos de outros youtubers, estás a escolher os motivos errados!

Sim, ter um canal de Youtube pode trazer muitas coisas boas, especialmente se te conseguires dedicar de corpo e alma a esse projecto. Tenho tido vários clientes de Consultoria que criaram canais de Youtube e os deixaram ao abandono ou, simplesmente, não conseguem lidar com todo o trabalho que ele exige, criando perfis completamente amadores que, assim, não irão conseguir evoluir para algo mais do que uma “biblioteca de vídeos pessoais”. Ninguém os vai encontrar e, se encontrarem, não vão ter vontade de ver os seus vídeos.

Deixo-te aqui 4 motivos pelos quais não deves criar um canal do Youtube

Criar vídeos de qualidade é difícil e pode sair caro

A não ser que tenhas um olho e uma criatividade incríveis, fazer vídeos de boa qualidade é difícil. Desde ter um excelente equipamento de gravação, que produza boa imagem e bom som, a ter um software de edição que não reduza a qualidade dos teus vídeos, poderá dar-te muito trabalho e ao mesmo tempo sair-te muito caro.

Não só da imagem e do som é feito o vídeo, o teu vídeo pode ter a melhor qualidade do mundo, mas se o conteúdo for vazio, ninguém o irá ver. Não tens de ser apenas bom com o equipamento, tens de ser igualmente bom no storytelling e na criação de conteúdo com valor para a tua audiência.

Aprender sobre a edição de vídeo demora tempo

O vídeo é uma ferramenta com cada vez mais sucesso em qualquer plataforma, está a ganhar terreno face à fotografia, pelas variantes que o compõem.

O vídeo é mais complexo do que a fotografia, pelo que as suas plataformas de edição são igualmente mais complexas, especialmente se quiseres um vídeo com qualidade. Existe uma panóplia de softwares de edição de vídeo e para qualquer um deles tens de aprender muito, não só sobre a sua utilização, mas também sobre planos de corte que terás de criar para te ajudar na edição, por exemplo, e sobre outras técnicas que terás de utilizar enquanto estás a gravar, para te facilitar no momento da edição.

Envolve mais trabalho do que imaginas

Ter um canal do Youtube não é só colocar vídeos na plataforma e esperar que alguém o descubra e partilhe.

Um canal para ser bem-sucedido, exige muito trabalho de bastidores que está por trás do que chega ao consumidor final. Trabalho como marketing e divulgação, otimização para motores de busca (SEO), ter um canal visualmente atrativo, criar introduções bonitas, criar vídeos com um storytelling que atraia o visualizador, entre muitos outros.

Como podes ver, criar um canal do Youtube é simples, mas mantê-lo e conseguir que tenha sucesso exige uma carga de trabalho!

A monetização não acontece logo

Imaginemos que consegues dedicar-te a 100% ao teu canal do Youtube, que manténs o bom conteúdo e a consistência de criação, mesmo assim não é possível crescer no Youtube de um dia para outro.

Existem estratégias que te fazem aparecer no topo das pesquisas mas, mesmo que as implementes sempre bem, poderá levar tempo a que isso aconteça. É inerente à plataforma e não consegues controlar a velocidade a que cresces na mesma.

Mesmo que consigas tirar algum rendimento inicialmente através de anúncios, nem a longo termo será o suficiente para viveres só de ser youtuber. Se queres mesmo ter um canal de Youtube, é preferível que o vejas como um negócio lateral, de onde consegues tirar alguns trocos de vez em quando.

Conclusão

Se queres mesmo muito criar um canal do Youtube, não deixes que sejam estes os motivos que te irão impedir, mas não o faças porque queres ficar rico. Fá-lo com estratégia, associado ao teu negócio.

Todos os dias são criados novos canais de Youtube e todos os teus youtubers começaram do zero, provavelmente com menos informações e ajuda que podes ter agora. Se é mesmo o teu sonho ou se achas que fará realmente bem ao teu negócio/marca, não deixes de investir nesta plataforma que tem tanto potencial.