Vejo muitos criadores de conteúdo, e até algumas marcas, a partilhar publicações no Instagram cujas legendas são apenas emojis ou quotes. Se, há uns anos, quando o Instagram começou e era uma plataforma amadora, isso até poderia resultar, hoje em dia as legendas têm um papel muito importante.
Porque não deves ter legendas no Instagram apenas com emojis e quotes?
Não há dúvidas de que os emojis, se bem utilizados, podem trazer engagement. São uma forma engraçada de enriquecer as legendas e os comentários, de lhes dar mais vida.
O problema acontece quando os criadores de conteúdo, influenciadores digitais e até marcas começam a recorrer apenas a emojis e a quotes para as descrições das suas publicações. E isso já não resulta. Porquê?
Porque não traz valor
Uma publicação cuja legenda não tenha qualquer informação, não traz valor para os teus seguidores. Não me canso de dizer o quão importante é fazeres publicações relevantes. É uma das estratégias mais poderosas que poderás encontrar no meu ebook “26 Estratégias para Ganhar Seguidores no Instagram”. Não basta ter uma fotografia bonita. Se a legenda não complementar o que estamos a ver, serás só mais um/a. Um emoji não traz informação nenhuma para quem te segue, nem uma citação (embora possas começar uma boa legenda com uma citação).
Tanto a fotografia como a legenda são um espaço privilegiado para chegares ao teu público e criares uma relação. Não o desperdices!
Porque não apela à interacção
Outra estratégia que impulsiona o crescimento de qualquer conta de Instagram é o apelo à interacção. Os call-to-action (CTA) são apelos à acção que deves colocar nas tuas legendas do Instagram para que os teus seguidores e potenciais seguidores interajam contigo. Quanto mais interagirem, mais vezes irás aparecer no seu feed e, portanto, maior alcance e engagement poderás ter. Um emoji e uma citação não são um apelo à interacção.
Porque mostra desleixo
Na minha humilde opinião, uma marca ou influenciador digital que partilhe fotografias apenas com quotes e emojis demonstra um grande desleixo. Para estares numa rede social e tentares fazer dela algo profissional (e até ganhar clientes) tens de te empenhar. Tens de compreender como funciona a plataforma e dar o teu melhor. Caso contrário, o melhor poderá ser nem estares. Estás a apresentar-te como amador/a e isso será prejudicial e curto, médio e longo prazo.
Estar numa rede social como o Instagram dá trabalho. Não te desleixes nem deixes o teu público sentir que estás ali só por estar.
Porque mostra que só pensas em ti
Quando não te dás sequer ao trabalho de escrever uma legenda que traga valor para os teus seguidores / clientes, mostras que só estás a pensar em ti e no teu umbigo. Que só te interessam os likes e mostrar a tua fotografia, e não aquilo que os teus seguidores / clientes precisam. Ninguém gosta de pessoas egoístas, muito menos de marcas que não têm nada de relevante para oferecer.
Conclusão
Aplica-te nas tuas legendas. Traz conteúdo de valor para os teus seguidores, para que eles se sintam com vontade de interagir, de partilhar e de guardar as tuas publicações. Só assim poderás crescer organicamente – construindo uma comunidade envolvida naquilo que tens para partilhar. Agora que já sabes porque não deves ter legendas no Instagram apenas com emojis e quotes, já não tens desculpa para elevar o nível.