O que é um post viral e como consegui-lo – Bárbara Bação

Conteúdo que rapidamente é partilhado e que se torna viral é provavelmente uma das prioridades de muitas marcas e profissionais ligados às redes sociais. E não é para menos, quanto mais falarem sobre o teu conteúdo, mais longe chegará e mais rentável se tornará. Mas, não é de qualquer forma que se cria este tipo de conteúdo. E nem há uma fórmula mágica. Contudo, há alguns passos que podes seguir para facilitar o caminho e assim consegui-lo.

A cada dia que passa é cada vez mais difícil ter conteúdo que surpreenda as pessoas. Com a quantidade de criadores que há hoje em dia e com tantos telemóveis a filmar cada segundo da nossa vida, viralizar um post ou um vídeo é muito complicado. Há sempre os tiros de sorte, como acontecimentos no mundo que são apanhados pelas câmaras ou notícias bombásticas, mas não são esses os que certamente procuras para a tua marca.

Deixo-te quatro passos que podes seguir para tornar o teu conteúdo viral. Lembra-te, não é possível prometer que tudo o que lançares irá ser um grande sucesso, mas pelo menos a probabilidade é maior.

Utiliza um título cativante

Quando se trata de redes sociais, as pessoas querem saber logo o que é que estão a ver. Por isso é que há vídeos com títulos a negrito e a dizer “não vais acreditar”, “nunca viste” e outros do género. Estes títulos são pensados para chamar a atenção das pessoas para que vejam o vídeo.

Cria um título que inclua informação específica e que leve à ação, por exemplo diz quantas dicas é que vais dar ou utiliza uma estatística. Também podes colocar algo que mexa com a emoção, por exemplo “este vídeo vai-te fazer chorar/rir”.

Cria conteúdo digno de partilha

Já tens a atenção das pessoas, agora precisas entregar o que prometeste. Verifica o que já existe por aí. Tens que fazer melhor, adicionar valor. Tens que te destacar. Ninguém disse que seria fácil.

Quando o conteúdo mexe com as pessoas emocionalmente, é mais provável que partilhem com outras. Seja algo que lhes irrite, que lhes excite ou traga tristeza, o que importa é que lhes faças sentir algo.

A internet está cheia de vídeos de gatos que não têm grande sentido, mas que se tornam virais porque as pessoas sentem alguma coisa quando os veem. Não são vídeos profundos nem mudam a vida de alguém, mas evocam sentimentos.

A mais recente tendência de conteúdo tem a ver com autenticidade. A tendência de fotos de influenciadores da sua vida perfeita desapareceu, porque não é o que as pessoas querem ver. Agora, vê-se conteúdo sobre as suas dificuldades, lições de vida e têm muito sucesso porque as pessoas revêm-se nisso.

Conhece a tua audiência

Se queres ter sucesso com o conteúdo que crias, tens que saber o que é que a tua audiência quer ver. Tens que saber o que é que querem ler e fazer o melhor conteúdo sobre essa matéria. Conteúdo bem sucedido e viral está completamente dependente da audiência e na resposta que irão dar.

Depois de saberes o que é que a tua audiência pretende, lança conteúdo para saber qual é a sua resposta. Tens que experimentar para saber qual é o conteúdo que tem maior interação. Tens que testar até compreenderes o que mexe com a emoção da tua audiência.

Torna o conteúdo visual

Conteúdo infográfico é o mais partilhado. Em parte, devido à natureza do conteúdo, que faz com que tópicos complexos sejam fáceis de entender. Isto faz muita diferença nos dias de hoje em que há conteúdo a transbordar no online.

Redes sociais e design estão de mãos dadas. Tens que ter imagens apelativas e vídeos que captem a atenção desde o início. A concorrência são gatinhos fofinhos a tentar saltar para cima de um cachorro. Tens que fazer melhor que isso.

A chave do sucesso está em criar conteúdo, sejam fotos, artigos, vídeos, que agarrem as pessoas desde o primeiro momento. Utiliza uma imagem de capa cativante e termina o conteúdo antes que seja aborrecido demais. Se estiveres com problemas quanto a que tipo de conteúdo é que podes criar e como o divulgar para obter o máximo de interação, fala comigo e juntos iremos solucionar os teus problemas.