Presentes de Natal Para Influenciadores Digitais Influencers 2020

8 Presentes de Natal para Influenciadores Digitais

Se és Influenciador Digital ou tens algum amigo que o é, já podes andar a pensar em quais seriam os melhores presentes de Natal para Influenciadores Digitais.

A verdade é que ser um bom criador de conteúdos exige muito trabalho e, muitas vezes, um investimento acentuado. Não é o mesmo do que investir num negócio com um espaço fixo, pagar uma renda e fornecedores mas, ainda assim, para quem quer realmente estar constantemente a evoluir e a fazer um bom trabalho, destacando-se da concorrência e chegando cada vez mais perto, é preciso investir algum dinheiro.

E em quê, perguntam vocês? Da minha experiência enquanto criadora de conteúdos há quase 8 anos, posso dizer-te que investi em MUITA coisa: desde cursos (presenciais e online), máquina fotográfica, novas lentes, acessórios para fotografias, livros (físicos e ebooks), mentoria, deslocações, anúncios e muito, muito mais !

É verdade que quem está de fora apenas vê a parte bonita e glamourosa da coisa, na qual os criadores de conteúdo parecem viver vidas de luxo graças a fotografias (muitas vezes) incríveis que dão a sensação de que tudo é maravilhoso. O que não se sabe é todo o trabalho que está por detrás – as horas sem dormir, as experiências que se aproveitam pouco porque se precisa de fotografar e captar tudo ao máximo para falar sobre elas, as horas dedicadas a estudar e a escrever.

Sim, ser um bom criador de conteúdos dá muito trabalho e é por isso que, quando as coisas são feitas de forma estratégica, compensam imenso.

Por isso, se és influenciador digital ou tens algum por perto, este Natal podes surpreende-la/o com algo que lhe seja verdadeiramente útil. Algo que possa transformar o rumo do seu projecto digital e levá-lo ao passo seguinte. Se for para ti, é uma prova do teu compromisso. Se for para um amigo, é a prova de que realmente o/a apoias incondicionalmente.

Por isso, e sem mais demoras, aqui ficam 8 Presentes de Natal para Influenciadores Digitais

Livros

O mercado nacional tem cada vez mais opções de livros para marketing digital, com foco no marketing de influência. Já li vários e de todos os que li, são uma boa ajuda para quem está a começar no mundo dos influenciadores digitais. O livro “ Profissão: Influencer” vai muito ao encontro a tudo aquilo que abordo nas minhas sessões de Consultoria, bem como aos meus ebooks, por isso recomendo-o como uma excelente forma de introduzir alguém àquela que é a realidade do marketing de influência. Também gostei do livro do Paulo Faustino “Marketing Digital na Prática”, que é mais abrangente mas dá para ter uma percepção mais prática da utilização das várias redes sociais.

Presentes de Natal Para Influenciadores Digitais Influencers 2020Não quero deixar de referir os ebooks (livros em formato digital) que criei para influenciadores digitais. São livros mais pequenos, mas muito mais práticos, que vão ao encontro de necessidades específicas dos criadores de conteúdo, nomeadamente:

  • 29 Estratégias Para Ganhar Seguidores no Instagram”: As formas que eu uso no meu dia-a-dia, sem truques nem esquemas, para que possas crescer de forma orgânica. PVP: 5€
  • Contactar Marcas e Fazer Parcerias de Sucesso”: Para todos os criadores de conteúdo que já começam a pensar em fazer parcerias, este é o manual com o  passo-a-passo que vai ajudar a converter contactos em parcerias. Vais aprender tudo, desde como seleccionar as marcas certas para o teu projecto, até como as abordares, criares propostas de parcerias e negociares valores. Tudo com templates pré-feitos de emails, media kits e contactos das maiores agências de comunicação do país. PVP: 7€

Backdrops

Aumentando na ordem de preços, gostava de sugerir os backdrops. Os backdrops são fundos para fotografias e, embora não sejam adequados para propriamente todos os nichos, são muito usados em fotografias de comida e também de lifestyle.

Tratam-se de folhas espessas e resistentes com padrões impressos (ex: azulejos, mármore, madeira) que ajudam a replicar determinados cenários dentro das nossas casas. São particularmente úteis e tenho-as usado bastante nas últimas semanas.

Embora algumas lojas vendam esses produtos a um preço elevado (cerca de 40 euros por cada fundo, mais portes de envio), descobri algumas lojas no AliExpress a quem comprei backdrops de muita qualidade a um preço incrível! Paguei cerca de 60 euros (com portes) por um conjunto de quase 10 backdrops diferentes – no fundo foram 20, porque estes têm uma imagem de um dos lados da folha, e outra imagem do outro. Encomendei nesta loja do AliExpress e recomendo vivamente, porque chegaram em menos de três semanas e num estado impecável!

CALENDÁRIO & PLANNER

Ao longo destes quase 8 anos como criadora de conteúdos, percebi que há duas coisas essenciais para o sucesso de qualquer projecto digital:

  • Planeamento
  • Criatividade

E percebi, também, que ambos são muito difíceis, sobretudo se não souberes por onde começar. Os meus clientes da Consultoria queixavam-se quase todos do mesmo: “Bárbara, como é que eu posso planear os meus conteúdos?”, “Bárbara, onde é que vou buscar ideias para os meus posts? Já não sei que mais fazer!”.

Pois bem – a pensar em todos os criadores de conteúdo que sofrem desses problemas (e que eu diria que são cerca de 90%, eu inclusive!), criei e adaptei os meus próprios ficheiros para que pudessem servir todos aqueles que precisam de apoio neste sentido.

Se achas que criatividade e planeamento são o problema do teu projecto digital (ou o do teu amigo), então o Pack 2021 Para Influencers é o conjunto certo! O que inclui este pack?

  • Calendário Editorial 2021 para Influencers de Lifestyle: São 365 ideias de posts, de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2021. Nunca mais ninguém vai ficar em ansiedade de não saber o que publicar! Para além disso, ofereço um ficheiro de auditoria ao Instagram + 160 citações populares de vários nichos + datas festivas nacionais e internacionais.
  • Planner para Influencers: Literalmente a única ferramenta de trabalho que vais precisar para planear, criar estratégias, analisar e ajustar os teus conteúdos. Com uma perspectiva micro e macro das tuas redes sociais, com este Planner Para Influencers vais poder olhar para o teu ano a curto, médio e longo prazo, estabelecendo os teus objectivos semanais, mensais e anuais e trabalhando neles. Vais poder imprimir as páginas à medida que fores trabalhando para te ajudar a criar conteúdos (posts e Stories), desconstruir objectivos, parcerias, finanças e muito mais!

Estes produtos vendem-se em separado mas, no pack, fica muito mais económico uma vez que é uma promoção de curto prazo.

Equipamento fotográfico

Equipamento fotográfico é algo que muitos de nós, criadores de conteúdos, precisamos. E porquê? Porque embora os telemóveis sejam verdadeiras bombas fotográficas, muitas vezes não conseguem de todo atingir o mesmo resultado profissional de uma boa máquina.

Tinho a minha Canon 550D há uns 9 anos, provavelmente, e NUNCA me deu chatices. Se há modelos mais actualizados? Claro que sim! Há modelos cujo ecrã se vira para saberes como estás na imagem, que transferem as fotos imediatamente para o telemóvel sem cabos e outras mariquices que tais – que eu admito que dão imenso jeito!

Mas isto tudo para te dizer que há modelos mais antigos que continuam a cumprir o seu propósito. A minha Canon 550D levou um upgrade apenas na lente, tendo comprado a 50mm e foi um investimento que valeu a pena cada cêntimo!

Em termos de equipamento fotográfico, e caso a máquina seja muito elevado para ti, há sempre outros equipamentos que fazem imensa falta, tal como:

  • Tripé
  • Iluminação artificial (sobretudo em caso de influenciadores na área da beleza ou Youtube), sejam “holofotes”, sejam ring lights
  • Comando / Disparador remoto (verifica se é compatível com a marca, embora os de telemóvel funcionem praticamente com qualquer telemóvel)

Curso de fotografia

Se queres desenvolver as tuas capacidades fotográficas, não há nada como tirar um curso de fotografia. Eu tirei um, há seis anos, e posso dizer-te que foi um excelente investimento. Foram dois dias (um fim-de-semana) práticos e teóricos que mudaram completamente a minha forma de fotografar. Se até lá apenas usava a máquina em modo automático, desde então nunca mais o voltei a fazer.

Aprendendo os princípios básicos NA PRÁTICA faz realmente toda a diferença e, por isso, recomendo que, se apostares num curso, prefiras um que seja presencial.

No meu caso, tirei o meu curso de Iniciação à Fotografia na Academia Olhares e custou 140 euros. Não sei os valores actualmente mas acredito que não fujam muito do mesmo.

Sessão fotográfica profissional

E porque a maioria dos influenciadores digitais gosta de aparecer em fotografias (não é uma crítica, eu própria adoro!) e até precisa de aparecer, que tal oferecer uma sessão fotográfica?

Faz toda a diferença sermos fotografados por quem sabe, conseguindo imagens de qualidade para as nossas redes sociais.

Vou indicar-te três pessoas que acompanho através da Consultoria – claro, eu puxo sempre a brasa à sardinha dos “meus” ehehehe:

Consultoria

Se, no meu tempo, tivesse conhecimento de qualquer tipo de acompanhamento para bloggers, tinha pago o que fosse preciso para ter mais orientação. Garanto que não tinha feito tantas asneiras como as que fiz, embora reconheça que foram esses erros que me levaram ao sítio onde estou hoje, com uma bagagem de quase 8 anos de aprendizagem própria e com os melhores do país e não só.

Há cada vez mais pessoas em Portugal que se dedicam a fazer acompanhamento (Coaching, Consultoria, Mentoria, whatever) a criadores de conteúdos. E faz realmente toda a diferença num projecto quando temos alguém de fora a analisar a nossa performance nas redes sociais e/ou blog, indicando-nos as melhores estratégias para atingirmos os nossos objectivos concretos para o nosso projecto.

Um acompanhamento individualizado faz toda a diferença e pode ser um game changer. Tenho tido oportunidade de acompanhar bem mais de uma centena de influencers só no último ano e tem sido incrível ver os resultados a aparecer a quem aplica as dicas das sessões de Consultoria e se empenha.

O valor de cada sessão de Consultoria para Influencers de uma hora tem o preço promocional de 36,90€ até ao final do ano e, no final, o influenciador recebe sempre um resumo com um conjunto de dicas para implementar.

Telemóvel topo de gama

Este investimento está ao nível do da máquina fotográfica, ou até mesmo acima! É um facto que os telemóveis hoje são um valor absurdo, mas é possível fazer cada vez mais coisas com eles – incluindo fotografar e filmar em alta qualidade!

Embora seja uma escolha muito pessoa, eu estou rendida ao meu Huawei P30 Pro – embora existam já opções acima (o quanto gostava de ter o Huawei P40!) e outras marcas com modelos igualmente bons ou melhores até.

Uma coisa é certa: um telemóvel com uma câmara potente, com bateria de longa duração e um bom desempenho (que permita saltar de app em app sem bloquear) é o melhor amigo de qualquer influenciador digital.

É um investimento elevado, reconheço, mas para quem tirar realmente partido dele é isso mesmo – um investimento!

Conclusão

Com este guia de Presentes de Natal para Influencers tens um conjunto de ideias que facilmente vão transformar o rumo do teu projecto ou de alguém que te é muito especial.

Mas lembra-te que mais do que teres estas ferramentas, é importante pô-las em prática para veres resultados 😉 Feliz Natal!

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