Quais são as vantagens de ser um influencer? – Bárbara Bação

Há muita gente que pensa que ser um influencer / influenciador digital / criador de conteúdos é viver uma vida de luxo e de coisas de borla.

Tive alguns clientes – felizmente não muitos – que ainda nem tinham criado o seu projecto e já me estavam a perguntar como podiam receber coisas das marcas. É verídico! Ainda não tinham um nicho definido, um público-alvo, uma plataforma, e já estavam a pensar no que é que as marcas lhes poderiam oferecer.

Bom, desabafo à parte, sem dúvida que ser um BOM influencer traz as suas vantagens. Quero começar com o disclaimer de que, como em tudo na vida, isto é apenas UM dos lados da moeda. Ser um influenciador digital traz tantos ou mais desafios, e não é para qualquer um.

Contudo, poderás ler tudo sobre “Ser Um Influencer em 2021” no meu novo ebook, onde explico tudo, mas mesmo TUDO sobre como dares esse passo com estratégia desde o primeiro momento.

Podes trabalhar em qualquer parte do mundo, desde que tenhas acesso à internet.

Digo-to eu, que já viajei por vários países e que pude continuar a fazer o meu trabalho no blog e nas redes sociais sem constrangimentos.

Realmente, trabalhar online é uma vantagem para além de que, com o devido planeamento, poderás deixar tudo agendado em termos de conteúdo, para que nunca falhes uma data de publicação.

A tua comunidade vai continuar a contar com as tuas publicações, por isso não deves falhar, mesmo quando estás do outro lado do mundo.

Felizmente, um influencer apenas precisa de ligação à internet e já está!

Transformar uma paixão numa profissão é o sonho de muitos de nós.

Já imaginaste o quanto serias feliz se pudesses viver daquele hobbie que adoras?

Se adoras moda, já imaginaste o quanto te motivaria poderes falar sobre os dias sobre os teus looks?

De poderes ser paga para usar roupa que adoras? Ainda por cima, porque podes conciliar com o teu trabalho a tempo inteiro ou com a faculdade, por exemplo, pelo menos enquanto está a arrancar.

E sim, em Portugal, podes perfeitamente viver exclusivamente enquanto influencer, se fizeres um trabalho bem feito.

Vais ter oportunidade de trabalhar com marcas incríveis

Graças ao meu blog, pude trabalhar com algumas das minhas marcas preferidas de sempre, como a Huawei.

Pude fazer viagens inesquecíveis, como quando para uma vila em Ibiza, ou para um fim-de-semana grande nos Açores com a minha mãe, com tudo pago.

E tantas outras experiências que vou guardar para sempre. Sim, é maravilhoso poderes receber dinheiro e experiências por fazeres aquilo que gostas.

Poder fazer a diferença no mundo de outras pessoas como tu é algo que, pessoalmente, valorizo muito.

Fico pessoalmente emocionada quando recebo mensagens ou emails de seguidores a dizer que os ajudei com algum dos meus conteúdos.

Caramba, enche-me de alegria e de motivação para continuar a fazer o meu trabalho. É o maior elogio que posso receber e verás que é um excelente incentivo e sinal de que estás no bom caminho.

Não há nada mais gratificante do que a tua comunidade te elogiar assim e sentires que tocaste uma vida.

Seres tu mesma/o.

Sermos pago para sermos nós próprios é a melhor coisa que existe. Sim, há influencers em Portugal, como o Alho Francês, que são 100% autênticos. Com palavrões e tudo, porque é assim que ele se expressa no dia-a-dia, com os seus amigos e faz questão de ser verdadeiro e transparente em toda a sua comunicação.

Eu própria tento ser sempre o mais autêntica possível (embora deixe de lado a parte dos palavrões), não tenho problema em mostrar o meu lado mais “palhacinho” e comediante, porque é assim que eu sou. Passo a vida a rir e a fazer piadas, por isso não me coibo de falar com humor sempre que possível.

Não preciso, nem quero, assumir um papel conservador ou inatingível quando, na verdade, sou assim mesmo.

E que bom que é poder ser eu mesma e conquistar uma audiência que gosta de mim assim, e que também se identifica comigo.

Podes ganhar muito dinheiro

Claro que isso é uma motivação, claro que isso é uma vantagem.

Há influencers em Portugal a cobrar centenas de euros, alguns até milhares, por uma publicação no Instagram ou no Youtube, por exemplo.

Quanto mais envolvida é a audiência, quanto mais relevante é o nicho, quanto mais interessante é o conteúdo que consegues produzir, mais poderás cobrar. How cool is that?

Conclusão

Sim, ser um influencer tem muitas vantagens e é algo que pode encher a nossa vida de propósito. Mas também existe o outro lado da moeda – todos os desafios que estão por trás.

Se queres ser um verdadeiro influencer, ter uma comunidade envolvida e um propósito real, não deixes de ser o ebook “Ser Um Influencer em 2021”, com o passo-a-passo para concretizares este teu sonho.