Recursos essenciais para bloggers

Ter um blog é um sonho para muitas pessoas. Foi um sonho para mim que, hoje, já leva mais de sete anos no activo. Quando o criei, nunca imaginei que pudesse vir a ganhar tanto dinheiro com ele, que me fosse dar tanta realização e que me ajudasse a abrir portas a nível profissional e pessoal.

Uma coisa é certa – ter um blog dá muito mais trabalho do que estava à espera, mas compensa sempre no final, se for feito de forma organizada, planeada e com estratégia. Para além disso, é preciso também munirmo-nos dos recursos certos.

Estes recursos essenciais para bloggers são importantíssimos para facilitar o nosso trabalho enquanto criadores de conteúdo, e para o tornar cada vez mais profissional. Continua a ler para descobrires os recursos essenciais para bloggers.

Recursos essenciais para bloggers

Computador

Sou um pouco old school. Sei que, hoje em dia, já muito se faz com um smartphone mas continuo a achar que um computador é muito mais prático, tanto para escrever, como para editar fotografia e vídeo. Acredita que te vai dar muito jeito!

Telemóvel

Um telemóvel não substitui um computador, mas já permite criar muito conteúdo – embora com menor legibilidade. A mim cansa-me muito mais escrever um artigo no telemóvel do que no computador, por exemplo. E também não consigo editar código HTML no telemóvel, precisando sempre de recorrer ao PC.

Por outro lado, e embora também não substitua uma câmara, é possível tirar fotografias fantásticas com as câmaras dos smartphones mais recentes para ilustrar os teus artigos ou conteúdos das redes sociais.

E, claro, com um telemóvel fazemos publicações nas redes sociais e respondemos logo às mensagens e emails que vamos recebendo.

Domínio

Mesmo que seja um blog mais amador, recomendo sempre a aquisição de um domínio para mostrar que estás a levar o teu blog a sério. Tem um custo residual (cerca de 20€ por ano) e dá muito mais credibilidade no momento de levares o teu blog ao próximo nível, nomeadamente na altura de quereres ganhar dinheiro com ele.

Para além do domínio, é importante escolheres a plataforma adequada. Comecei por usar o Blogger/Blogspot nos primeiros anos do meu blog e foi fantástico. Contudo, cheguei a um momento em que decidi profissionalizar o meu blog e migrei para o WordPress.

Se não sabes como escolher um domínio ou uma plataforma para o teu blog, podes estar a precisar de ler o meu ebook “15 Formas de Ganhar Dinheiro Online” onde vais encontrar o passo-a-passo para criar um blog.

Automação nas redes sociais

Se fores parecida comigo, provavelmente vais ver na organização o teu pilar essencial. Para o sucesso do meu blog, a organização é tudo! De outra forma, não o conseguiria manter activo durante sete anos, onde terminei a Licenciatura, fiz uma Pós-Graduação, abracei dois desafios profissionais distintos e, actualmente, tenho um trabalho das 09h às 18h00, faço Consultoria para Bloggers, Influencers e Empreendedores em part-time, sou gestora de redes sociais de várias marcas e ainda tenho o Living in B’s Shoes – já para não falar da minha vida pessoal, right?

Se também tens milhares de tarefas para fazer durante o dia, e não queres falhar com nenhuma, a automação nas redes sociais é imprescindível. Há ferramentas gratuitas como o Buffer e o Hootsuite que te permitem agendar posts para toda a semana, poupando-te esse trabalho e permitindo-te focar em outras tarefas que ninguém pode fazer por ti (escrever artigos, por exemplo).

Calendário Editorial

Uso um calendário editorial há alguns anos e posso dizer-te que revolucionou, totalmente, o meu blog. Hoje em dia, planeio os artigos com meses de antecedência, o que me permite criar conteúdos em maior profundidade, com mais qualidade e até conseguir mais parcerias com marcas.

Dá uma oportunidade ao meu Calendário Editorial para Bloggers que é gratuito.

Queres fazer crescer o teu blog? Precisas de inspiração? Descobre as maravilhas que as sessões de Consultoria para Bloggers podem fazer por ti e pelo teu blog. São 100% customizadas para o teu projecto e objectivos!

Comentar