Eu não gosto de receber reviews negativas e provavelmente tu também não. E a verdade é que faz parte de nós, como humanos, sentir desconforto quando alguém comenta alguma coisa negativa sobre algo que fizemos. Mas, e se eu te disser que essas reviews podem afinal ser boas para a tua marca?
Quando recebemos feedback negativo, um dos primeiros pensamentos será, “isto é mau, é prejudicial para a minha marca”. Contudo, é normalíssimo ter algum comentário ou alguém que não gosta do que fazemos e que se prenuncie. Poderá ser ou não com razão e isso poderemos perceber pelo o que disserem, mas haverá sempre alguém.
Boas notícias
A primeira boa notícia é que um comentário desses só terá impacto se a tua marca for realmente má. E se assim for, terás que perceber o que não está bem e corrigir.
Outra boa notícia é que a tua resposta aos comentários negativos poderá alterar a história para o teu lado. Se realmente tens algum problema ou então alguém descobre algum, o que tens que fazer é reconhecer esse problema e dizer que irás trabalhar para o corrigir. Quando alguém faz uma má review, apesar de estarem à espera de uma resposta, é pouco comum uma marca dar crédito ao utilizador. Ao fazeres isso, acredita que essa pessoa irá passar a olhar para a tua marca com outros olhos e provavelmente irá voltar a comprar e fazer parte da tua comunidade.
“Haters gonna hate”
No meio disto tudo o que não podes fazer é tratar um comentário negativo como vindo de um hater. Haters haverão sempre, mas nem todas as pessoas que dão reviews negativas o são, principalmente se tiverem razão. Também não tentes negociar ou subornar quem fez o comentário. Isso só irá escalar o problema e aí podes ter a certeza que a tua marca sairá prejudicada.
Ter más reviews é bom para a tua marca porque mostra que não andas a pagar para falarem bem de ti. Isso mostra que és falível, como qualquer ser humano. E a tua habilidade em aceitar as críticas como uma pessoa adulta e usá-las para melhorares, vai permitir que a tua marca seja melhor e mais forte.
Receber feedback negativo é duro, mas agora já sabes que isso poderá ser bom para ti e para a tua marca, só tens que agir bem perante essas situações. Mas, se tens problemas com reviews negativas e precisas de ajuda para dar a volta, fala comigo e juntas iremos colocar o teu projeto nos eixos.