Ser influenciador digital em Portugal dá dinheiro?

Quando me perguntam se ser influenciador digital em Portugal dá dinheiro, a minha resposta é directa – DEPENDE.

E há algumas perguntas que ajudam a perceber qual o potencial do teu projecto, incluindo:

  • És especialista ou apaixonado/a por algum tema em concreto?
  • Escreves bem?
  • Tiras boas fotografias/vídeos ou tens quem as tire por ti?
  • Tens facilidade em comunicar e te expressar?
  • Gostar de passar tempo online?
  • Crias facilmente empatia?
  • Tens tempo e paciência para interagir com outros criadores de conteúdo?
  • És original?
  • És criativo?

Se respondeste que SIM a estas perguntas, então diria que tens o essencial para te tornares num influenciador digital em Portugal – embora não seja possível prever o teu grau de sucesso.

Porque todos nós, desde que tenhamos uma rede social e partilhemos conteúdos, somos, de certa forma, influenciadores digitais. A grande diferença está entre o fazermos de forma consciente, estratégica, consistente, estruturada e profissional.

E não precisas de ter milhares e milhares de seguidores para ganhar dinheiro como influenciador em Portugal. As marcas, cada vez mais, começam a fazer campanhas com os chamados “micro-influenciadores” – criadores de conteúdo que têm um menor número de seguidores mas que, ainda assim, pelo facto de terem uma comunidade muito envolvida (ainda que mais pequena), se tornam excelentes veículos para as marcas investirem – e até para ganharem dinheiro com alguns negócios associados.

Os influenciadores digitais ganham dinheiro de várias formas.

Há marcas que pagam para aparecer no Instagram (feed e InstaStories), por conteúdos patrocinados no blog, por vídeos no Youtube e no TikTok. Também há marcas que pagam para os influenciadores irem a eventos, por exemplo.

Mas os influenciadores digitais podem, e devem, explorar outras opções. Há quem consiga lançar negócios a partir do seu nicho, como consultorias. Há quem tire muito partido dos programas de afiliados. Há quem lance ebooks, faça workshops e muito mais.

As opções são realmente várias para ganhar dinheiro como influenciador digital em Portugal, mas é preciso muito empenho, dedicação e ter algo diferente, único e de valor para dizer.

Acredita em ti. Desenvolve a tua estratégia, diferencia-te, comunica com gosto e originalidade. Empenha-te e vais ter o retorno que tanto procuras.

Comentar