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Social Audio: O que é e como o podes usar no teu negócio

Traduzindo o Social Audio á letra significa Audio Social, é uma nova forma de rede social e de interacção online. Falei recentemente sobre o ClubHouse, mas temos também o Twitter Space.
A base, como o próprio nome indica, é Audio. Utilizando o ClubHouse como exemplo mais uma vez, salas de conversa são criadas, com temas específicos e regras próprias, para promover a troca de ideias e interacção audível. O potencial deste tipo de redes sociais é grande, e sendo algo novo, tens muitas vantagens em ser “early bird”. Bem adaptado ao teu negócio, pode ser uma grande mais-valia para o alavancares e reforçares a tua presença online!

Ouve e aprende!

É importante saber ouvir, porque é nas entrelinhas que se percebem muitas vezes as mensagens importantes e a informação relevante. Se dedicares algum tempo a ouvir conversas e debates, podes determinar os sentimentos da audiência relativamente a um produto específico ou marca. Esta marca pode ser a tua ou alguma que podes usar como comparação para perceber as vontades do teu público-alvo!

Podes também analisar a tendência das pessoas, quais são os temas mais falados do momento? Quem segue quem? Quem é o próximo grande nome do mundo dos influencers? E acima de tudo, como podes usar estas informações para teu proveito e para o teu negócio?

Influencia!

Usas os meios de Audio Social para influenciar, para seres ouvido e reforçares a tua marca, o teu negócio e a tua imagem. Organiza conversas cobre temas interessantes e convida nomes fortes para participarem nas mesmas. As pessoas vão querer ouvir e tens uma oportunidade forte de te expores de uma maneira que não consegues através das redes sociais convencionais. Podes ainda criar promoções de marketing associadas a estas conversas, com prémios associados ao tema.

Opina!

Seja como embaixador de uma marca, a representar a tua marca ou negócio em conversas onde sejas convidado, ou a fazer reviews de outros temas/produtos/marcas, as opções são várias. Aqui a tua opinião é relevante, é pedida e tens de manter sempre um standart alto! Quando fores opinar sobre algo, nunca te esqueças que as pessoas querem ouvir a verdade, mas que há formas e formas de se dizerem as coisas. Humaniza-te, ninguém gosta de um “arrogante de primeira que só sabe falar mal” mas também não gostam daqueles comentários melosos e notoriamente falsos. Cria uma imagem de marca e de valor relativamente à tua opinião e não fujas desse caminho.

Brainstorming

Se duas cabeças pensam melhor que uma, então quantas mais melhor! Porque não ser host de um evento de brainstorming sobre um tema específico? Tentar angariar ideias novas e saber na hora quais as mais válidas e as menos válidas. Criar um ambiente descontraído e talvez com algum humor para que todos se sintam bem em partilhar as suas ideias e validar as mesmas ou não. Podes usar isto para a tua marca, para o teu negócio, para aumentares em número a tua comunidade e ainda os fidelizares ainda mais. Da mesma forma que o podes fazer com a tua equipa de trabalho, se já tiveres um negócio com alguma dimensão! Toda a gente gosta de ser ouvida, se deres isto à tua comunidade, estás a marcar muitos pontos junto deles e ao mesmo tempo a aprender bastante!

Educação

Pois está claro, porque não organizar uma sala educacional? Os temas podem ser os mais diversos e o público alvo também. Aborda temas que te sintas à vontade para falar, e que possas efectivamente contribuir com algo novo para quem te ouve. Podes abordar vendas, marketing, redes sociais, gestão de marca. Convida experts para trocarem impressões sobre o tema ou apresentarem eles a aula que tu organizaste. As pessoas gostam de aprender, dá-lhes isso. Mais uma vez, aumentas a tua comunidade e se tiveres conteúdo de valor e qualidade, o passa a palavra será enorme!

Conclusão

As opções como te disse, são imensas e variadas. Mas como tudo na vida, nem todas as ferramentas servem para todos os ofícios. E não importa quão boa uma ferramenta é, nunca será melhor do que a mão de quem a usa! Portanto, se queres tirar o melhor partido desta ferramenta e não sabes como, de que é que estás à espera para falar comigo e vermos isso juntos?