O Verão chegou e, com ele, para a grande maioria, chegam também as férias. As nossas tão desejadas férias para podermos simplesmente fazer o que nos apetecer – ou para concluir as tarefas que nunca conseguimos fazer na azáfama dos dia-a-dia normais.
A altura das férias do Verão, em que os dias são muito mais slow, é sempre uma altura em que aproveito para reflectir sobre o meu blog. Penso em como começou, em onde me encontro agora e para onde quero ir. Analiso a concorrência, vejo o que se faz lá fora e estabeleço estratégias para continuar a desenvolver o meu projecto.
E por isso, se queres aproveitar o Verão para melhorar o teu blog, aqui ficam algumas ideias que vão ajudar-te.
Tarefas de Verão para Bloggers para começares a fazer desde já!
Actualizar o calendário editorial
Este é, para mim, o passo mais importante e aquele sobre o qual mais trabalho. Ter um bom calendário editorial a médio prazo é fulcral para conseguir ter os meus conteúdos feitos a tempo e horas, com boa qualidade, com as keywords mais apropriadas, com links de afiliados, boas imagens, etc.
Nas sessões de Consultoria para Bloggers, entrego sempre o meu calendário editorial onde se pode fazer o planeamento logo para todo o ano. Bom, pelo menos convém assinalar logo as datas festivas que se relacionam com o tema do blog e, portanto, permite pensar nos conteúdos com antecedência.
Se, nos meses de Verão, planeares logo os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro vais conseguir antecipar muito do trabalho, nomeadamente no brainstorming de ideias originais para conteúdos. Eventualmente, se tiveres tempo e disponibilidade, podes começar logo a escrever alguns conteúdos e, assim, adiantar trabalho.
Traçar parcerias
Se já tiveres as datas festivas mais adequadas ao tema do teu blog assinaladas, é fácil conseguires antecipar possibilidade de parcerias. E, claro, começares desde logo a contactar as marcas. Mas atenção – quando contactares uma marca, não deves “chutar” que queres uma parceria. Deves ser diferenciador, ser conciso e mostrar trabalho de casa.
Nas sessões de Consultoria para Bloggers, ajudo-te a selecionar as marcas certas para o teu nicho, como contacta-las, de que forma deves escrever os emails de proposta de parcerias, como criar um media kit e como gerir as parcerias, desde o momento da proposta até ao momento da conclusão da mesma.
Não te esqueças que não há segundas oportunidades para uma boa primeira impressão. Por isso, a forma como te apresentas a uma marca é fundamental para criares uma boa relação a longo prazo.
Com o devido tempo e uma boa proposta, seguramente terás mais hipóteses de conseguir parcerias de sucesso para ti e para as marcas com quem trabalhas.
Analisar as estatísticas
No meio da correria das nossas vidas, é comum esquecermo-nos ou deixarmos para depois o processo de analisar as estatísticas. É, contudo, um erro crasso. As estatísticas permitem-nos perceber quais são os conteúdos que estão a resultar e que tipo de keywords os utilizadores estão a utilizar para chegar ao nosso blog, por exemplo.
O Google Analytics pode parecer complicado ao início mas, acreditem, pode ser um grande aliado do vosso blog. Se, durante o ano, deixaram a tarefa de analisar as estatísticas para último plano, está na hora de analisarem tudo. Sem esquecer, pois claro, das estatísticas das vossas redes sociais.
Actualizar o SEO do teu blog
Através do Google Analytics, vou-me apercebendo que alguns artigos super antigos voltaram a aparecer nos motores de busca. E, portanto, consigo actualizar e refazer esses artigos. Essa é uma tarefa que deve ser feita regularmente, especialmente por quem tem blogs há muito tempo. O meu blog já fez seis anos e, quando o comecei, não fazia ideia do que era o SEO e, quando comecei a ter, não optimizava todos os campos que devia.
Por isso, quando aparecem artigos em destaque no ranking dos mais lidos, aproveito sempre para os melhorar. Confirmo os cabeçalhos, os negritos, os links e as imagens. Também aproveito para, se for possível, acrescentar links de afiliados (caso faça sentido).
Se quiseres saber mais sobre SEO, explico-te TODAS as técnicas que utilizo no meu blog para aparecer nos primeiros resultados do Google no eBook “SEO para Bloggers – Das 0 às 1000 visualizações por mês”.
Auditoria financeira
Para quem já tem parcerias remuneradas, a auditoria financeira permite-te avaliar o que já lucraste com o teu blog e confirmar se já recebeste tudo o que tinhas para receber. No caso dos programas de afiliados, por exemplo, a nossa remuneração vai acumulando consoante as vendas geradas a partir do nosso código. Contra mim falo, mas nem sempre confirmo o valor que já recebi nem às quantas ando, porque em alguns programas não recebo qualquer notificação quando é efectuada uma compra. Por isso, não custa nada ir vendo as finanças do nosso blog. Como é muito comum dizer-se nesta área, “produtos não pagam contas nem alimentam bocas”. Afinal, dá uma motivação extra ver o nosso esforço recompensado de forma financeira, e não apenas com produtos.
Aproveitem, então, o Verão para analisar todas as finanças do vosso blog, confirmarem se receberam o equivalente a todas as parcerias que fizeram e, caso não tenham recebido, façam um forcing.
Contacta os managers de programas de afiliados
Falando em parcerias e em programas de afiliados, não somos só nós, bloggers, que queremos receber dinheiro. As marcas querem que façamos dinheiro porque significa que estamos a conseguir vender os seus produtos.
O marketing de afiliados ainda é algo pouco falado em Portugal, embora eu goste de falar sobre isso com os meus clientes da Consultoria para Bloggers. Uma boa estratégia de marketing de afiliados tem um bom retorno financeiro para os bloggers e para as marcas. E isso é o que se quer, certo?
Se já estás inscrito em algum programa de afiliados, tens todo o interesse em potenciar as tuas vendas ao máximo. Por isso, para além de procurares cursos sobre programas de afiliados ou procurar fazer uma sessão de Coaching para aprenderes boas técnicas, podes, e deves, contactar o manager do programa de afiliados onde estás inscrito e pedir-lhe ajuda.
Explica-lhe que estás interessado em multiplicar as tuas vendas e que gostarias de saber exemplos de boas práticas que eles possam partilhar. Não mostras fraqueza – mostras humildade, determinação e empenho na parceria que fizeram!