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Cada vez mais, é essencial ter atenção ao conteúdo que se publica, pois cada parte da tua estratégia de marketing tem que ser sempre analisada e enquadrada. Hoje, apresento-te a AIDA, técnica para criar conteúdo adequado para cada etapa do processo de compra. AIDA é um acrónimo para Atenção, Informação, Desejo e Ação, as quatro partes do funil de vendas. E explicar-te-ei como a poderás usar para aumentar as tuas vendas nas redes sociais. 

Atenção

Nesta etapa o que interessa é chamar a atenção do potencial cliente, apresentar-lhe a empresa ou marca e despertar-lhe interesse para que procure mais informações. Uma forma prática de o fazer é apresentar uma dificuldade comum dos teus clientes para a qual a tua empresa tem solução.

Nas redes sociais, dá preferência a cores fortes e contrastantes. Utiliza imagens que captem a atenção das pessoas e um CTA (call to action ou chamada para ação) para que acedam ao teu site para obterem mais informações.

Informação

Após a chamada de atenção ter atraído e despertado o interesse da pessoa, é necessário apresentar a informação relevante que fará com que o potencial cliente queira saber mais e continuar a procurar mais informação.

Aqui o conteúdo é fulcral. Assim, destaca a informação que as pessoas deverão ler para saberem qual é a tua solução para os seus problemas. Utiliza títulos e subtítulos para realçar informação e manter o interesse em continuarem no site.

Desejo

Depois de ter a atenção do potencial cliente e de lhe informar sobre o que é a marca, chegou a vez de o convencer que a tua solução é a ideal para o seu problema. Criar o desejo para que a queira adquirir.

Apresenta argumentos para que o potencial cliente possa se conectar e sentir confiança na escolha que poderá fazer. Para isso podes mostrar indicadores de confiança de clientes anteriores, testemunhos, casos de sucesso, garantias em caso de insatisfação, entre outras possibilidades. Verifica qual é a que melhor se adapta de acordo com o teu objetivo final.

Não te esqueças que há diferentes níveis de complexidade na conversão de uma lead. Por isso, é mais fácil obteres inscrições de newsletter ou o download de um e-book do que uma venda. Pelo que quanto mais complexo for o teu objetivo final, mais indicadores de confiança terás que apresentar.

Ação

Na última etapa não há que enganar. O cliente já foi atraído, informou-se e tem o desejo de adquirir o produto/serviço ou qual for o teu objetivo. Assim, nesta parte só tens que facilitar a conversão.

Sistemas complexos fazem com que muitas pessoas decidam não proceder à compra, seja pela informação pedida ou pela confusão que possa existir no processo. Oferece uma forma clara e objetiva de conversão no teu site para evitar a perda de clientes.

Usar a técnica AIDA nas redes sociais

Com esta técnica irás poupar tempo e dinheiro na aquisição de novos clientes, pois conseguirás ter uma comunicação mais eficiente e objetiva. Vê o seguinte exemplo de como poderás usar a técnica nas redes sociais.

Cria um anúncio para a etapa Atenção. Por exemplo, utiliza uma imagem com cores vivas, que chame a atenção para o problema que os teus clientes têm, e direciona-os para o teu site, onde terão mais informações. Faz um vídeo para a etapa Informação a explicar a tua solução. Poderás utilizar o vídeo nas redes sociais e também direcionar para o site, bem como o poderás utilizar no site.

Adiciona sempre mais informação de um canal para o outro. Se apresentas uma informação nas redes sociais e direcionas para o teu site, tens que dar mais informação no site para que consigas manter a atenção e interesse do potencial cliente.

Para criar o Desejo no cliente, apresenta todos os argumentos que tenhas disponível sobre a tua solução. Se tens uma classificação alta no Google, Trustpilot ou ferramentas do género, faz questão de mostrar junto com os comentários mais positivos. Podes também criar anúncios nas redes sociais com os teus argumentos e selecionar para mostrar apenas a quem tenha já interagido com o teu conteúdo, ou seja quem já esteja informado sobre a tua marca.

Para converter o cliente na etapa Ação, cria um sistema simples que peça o mínimo de informação possível e com o mínimo de botões. Podes também criar anúncios de remarketing ou retargeting para alcançares pessoas que estiveram perto de converter.

Conclusão

Com a técnica AIDA não há como falhar em obter mais clientes com o mesmo trabalho que tens tido nas redes sociais. Analisa os teus dados se fazes anúncios e com algumas experiências irás ver que consegues ser muito mais eficiente. Se não estiveres a conseguir mais conversões, entra em contacto comigo para que te possa ajudar a analisar a tua estratégia e identificar pontos de melhoria. Passa também nas minhas páginas de Instagram e Facebook para mais dicas.

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