Como usar a técnica AIDA em blogs? – Bárbara Bação

Do inglês Attention Interest Desire Action, o método AIDA é antigo mas bastante actual no mundo do marketing. Criada com o intuito de vender produtos, após o estudo do comportamento dos compradores, a técnica AIDA pode (E DEVE) adaptar-se a todo o mundo digital, hoje mais especificamente focado num blog.


Mas em que consiste propriamente esta técnica? De uma forma muito simples e direta com a sua própria denominação, chamar a atenção das pessoas, criar-lhes interesse no produto, transformar esse interesse em desejo e por fim levá-los à acção final! Claro que como em tudo, há sempre um público alvo, a velha máxima de “É impossível agradar a toda a gente”, e aqui não é diferente. Portanto não esperes com isto uma forma milagrosa de melhorar significativamente o alcance dos teus posts, não irás conseguir chegar a todos, mas irás certamente aprender a agarrar mais o teu público alvo!


Atenção!


Hoje em dia o trabalho dos técnicos de marketing está extremamente difícil, já reparaste? E isto simplesmente porque as pessoas estão cada vez menos impressionáveis, mais difíceis de cativar e com uma resistência maior a ser convencidos por uma qualquer publicidade, a comprar o seu produto. O mesmo se aplica a blogs, instagrams, o que quiseres pegar. O mundo digital está inundado de criadores de conteúdos, e muitos deles sem grande qualidade, verdade seja dita. Isto só dificulta a vida a quem está verdadeiramente a tentar fazer vida da criação de conteúdos.
No marketing de produtos, vês constantemente algumas empresas a apostar forte em grandes produções publicitárias (como é o caso dos exemplos que vemos constantemente no Natal) ou na inovação (caso da Control e da Beirão que estão com uma presença incrível no Instagram!).


Como é que podes levar isto para o teu blog? Simples, tens de conhecer bem o teu público alvo, primeiro que tudo. Tens de saber quem são e onde estão. Aqui ajuda teres a tua persona já definida, se ainda não tens, recomendo que leias este artigo. Agora imagina que a tua persona passa o dia no Instagram, tens de lhe perguntar “o que é que te faria parar de fazer scroll down, ficando a olhar para um post?”.


Interesse!


Ok, conseguiste, fizeste com que uma pessoa parasse de fazer scroll down! Interrompeste aquele infindável momento em que nem se está bem a ver o que se está a fazer! Primeiro passo concluído! E agora? O que é que tens para oferecer, para impedir que a pessoa volte ao transe em que estava e se esqueça completamente que parou? Tens de dar mais qualquer coisa, tens de lhe dar uma pequena amostra daquilo que a espera se continuar a ler. Citando a personagem de DiCaprio em “Djanco Unchained”, “you had my curiosity, but now you have ny attention”. Tens de dar esse salto. Não podes revelar logo tudo, mas apenas o suficiente para que a pessoa vá criando um interesse crescente. Mais uma vez, pergunta à tua persona, o que é que te faria ficar e não voltar ao scroll down? Faz uns highlights dos tópicos chave do teu post no blog. E agora verás que esta é a fase de transição, do interesse para o

Desejo!


Imagina, fizeste a tua persona parar o seu scroll down, porque o teu post a chamou a ATENÇÃO, ela viu a foto ou começou a ler as primeiras linhas da descrição porque teve INTERESSE no que estava a ver, e carregou naquela pequena palavrinha pequena para ler “mais”, porque lhe estás a despertar o DESEJO para tal. Isto não acontece por acaso, acontece por intenção, intenção tua! Mas não basta só intenção, há que saber o que se está a fazer, isto é quase como que uma ciência, é psicologia, marketing, conhecimento adquirido de mercado, tudo junto. Não te deixes entregue à sorte para chegares às pessoas, já disse muitas vezes, a verdadeira sorte dá trabalho! Se conseguiste que a tua persona chegasse até aqui, o teu público alvo também o irá fazer, e esta fase é crucial! O desejo está a crescer, mas mais depressa se acaba do que continua em crescendo. Isto é como que uma dança, uma história, em que vais envolvendo a pessoa nas tuas palavras e prendendo-a à leitura. Mais uma vez, não reveles tudo, apenas o suficiente, mas de forma inteligente e cativante, para que finalmente chegues ao teu objectivo.

Acção!

E neste caso a acção que pretendes é que a tua persona seja encaminhada para o teu blog! Esta parte é a mais fácil, muito sinceramente. O mais difícil tu já conseguiste. Conseguiste que o scroll down fosse interrompido, criaste interesse, foste cativando, agarraste a tua persona e plantaste-lhe o desejo de mais, agora só lhe tens de dar os meios para continuar por si, e como? Simples, dá-lhe o link direto para o post no teu blog.

A técnica AIDA é principalmente usado para novos compradores/clientes, o que seja. Neste caso será usado não só para agarrares novas pessoas para a tua comunidade, como para manter as que já tens! O exemplo que te dei acima é para o primeiro grupo, e assim chegares a novas pessoas, mas não só. Através deste método vais sempre chamar a atenção de quem já te segue e gosta do teu conteúdo, e vais fazer com que fiquem cada vez mais fiéis a ti e ao teu blog!


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