Tendências de redes sociais para 2021 – Bárbara Bação

2020 foi um ano de transformação global e as redes sociais não foram exceção. Ficou muito claro ao longo deste ano que as redes sociais são mutáveis e adaptáveis. Depende apenas de ti acompanhares a mudança e fazeres crescer o teu negócio, adaptando-te.

Uma das coisas que mais mudou este ano nas redes sociais foi a importância das pessoas para os negócios. Deixou de ser suficiente teres um feed de Instagram que é uma montra dos teus produtos. O público quer mais, os consumidores já não compram só porque é bonito.

Uma boa estratégia de redes sociais (agora, mais do que nunca) tem de passar por conheceres a tua audiência, perceberes quais sãos os seus problemas e expores o teu produto como a melhor solução para resolveres os seus problemas. Isso não vai mudar em 2021, muito pelo contrário, os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam que lhes dês mais e melhor.

Em 2021 seremos novamente desafiados a adaptarmo-nos a uma nova vida globalmente, com a chegada das vacinas, a abertura gradual de fronteiras, as dificuldades económicas, entre outros.

Pelo que vemos nas outras crises globais, a população não deixa de consumir, mas torna-se mais selectiva naquilo que consome e o teu negócio tem de estar preparado para se destacar, no meio de tantos outros. As redes sociais são uma excelente forma de estacares o teu negócio!

Começa agora a preparar-te para as mudanças que virão aí, tendo em atenção estas tendências já estudadas para as redes sociais em 2021.

Tendências de redes sociais para 2021

Usar as redes sociais para o bem

Este ano vimos que as marcas que apoiaram as dificuldades sociais que vivemos, como a campanha “Black Lives Matter”, o apoio aos profissionais de saúde, a interajuda nos desafios impostos pelo covid-19, entre outros, foram as marcas que mais se destacaram, porque perceberam os valores com que o seu público se alinhava e juntaram-se a eles nessa luta.

As marcas que conseguem ter um impacto positivo na vida das pessoas, apoiando causas socias e defendendo valores conjuntos, serão as que mais irão crescer no ano que vem aí.

Deverás escolher bem as plataformas onde o teu negócio estará presente

Cada vez mais deixa de fazer sentido estares presente em todas as redes sociais e mais alguma. Estuda muito bem a tua audiência, percebe em que redes sociais e plataformas eles estão mais presentes e avança com força nessas plataformas.

É mais vantajoso para ti e para o teu negócio comunicares muito bem numa plataforma, do que comunicares mal em 5 ou 6. Dedica-te a 100% às plataformas que escolheres, comunicando estrategicamente para o teu público-alvo e verás que colherás mais frutos.

Teres conhecimentos de marketing levará a tua marca a outro nível

Poderás ter um excelente produto ou serviço, mas se não o souberes comunicar, não irás crescer nem aumentar as tuas vendas. Foca-te em aprender um pouco mais sobre marketing digital ou contacta alguém que te ajude a criar a melhor estratégia de marketing para o teu negócio.

Caso tenhas interesse, tenho um serviço de Consultoria onde te ajudarei a crescer nas redes sociais.

O crescimento do Pinterest

Aqui em Portugal ainda é uma plataforma muito pouco explorada e sempre associada a pesquisar imagens bonitas ou artigos de DIY. O que tu não sabias é que o Pinterest é uma das plataformas que mais depressa faz crescer o teu blog ou website. Vê neste artigo como o Pinterest me ajudou a crescer e como ainda é a maior fonte de tráfego deste meu site.

O Pinterest é visto como uma rede social, mas é a realidade um motor de busca e, sendo pesquisável, torna mais fácil a chegada de novos públicos aos teus canais.

Ter uma loja no Instagram

Já todos conhecemos as mais recentes alterações no Instagram e vemos que a tendência é o maior destaque para os Reels e para as lojas. Fica cada vez mais fácil vender no Instagram, sem teres de redirecionar o teu público para outra plataforma, diminuindo o percurso do consumidor até a venda direta, o que irá contribuir para menos desistências no processo de compra.

Se tens um produto físico, aposta em ter uma loja no Instagram em 2021.

A utilização das redes sociais para a pesquisa de marcas

Anteriormente, os motores de busca dominavam a pesquisa de marcas, mas o crescimento das redes sociais veio trazer aos utilizadores uma nova forma de pesquisa, mais pessoal.

Os utilizadores são cada vez mais cautelosos nas suas escolhas, e pesquisam as marcas nas redes sociais para perceberem como os consumidores existentes são tratados e procurarem conteúdo em vídeo que explique os produtos antes de o comprarem.

Concluindo

Em 2021 deverás focar-te nas pessoas, estudo bem o teu público e comunica para ele de uma forma próxima e pessoal. A palavra de ordem do próximo ano continuará a ser: ADAPTAÇÃO e todos os que o consigam fazer terão um ano de crescimento e sucesso, apesar das dificuldades.

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