Tendências de Instagram que tens de começar a usar até ao final do ano – Bárbara Bação

O Instagram está sempre em mutação e para utilizar o máximo da plataforma é necessário estar sempre a par das novas tendências a usar. É por isso que te trago algumas das tendências de Instagram que ainda poderás usar até ao final do ano.

Adeus IGTV, olá Vídeos

Acabou a limitação de 60 segundos para vídeos no feed e apenas vídeos no IGTV a poderem ser de duração superior. Agora, todos os vídeos podem ter até 60 minutos e continuarem a ser visualizados no feed.

Se ainda não é uma aposta tua, não atrases mais e começa a realizar vídeos. Os responsáveis do Instagram já assumiram que o vídeo vai ter um destaque cada vez maior na plataforma. E com esta alteração, os criadores de conteúdo recebem mais uma motivação para fazerem vídeos.

Colaborações em posts e Reels

As colaborações estão agora ainda mais acessíveis, com a nova funcionalidade Collab. Se quiseres partilhar conteúdo com outro utilizador do Instagram, já é possível fazê-lo em conjunto. Podes fazê-lo para os posts que publicas no feed e para os Reels. Assim, o conteúdo aparece nas duas contas, com dois utilizadores e fica disponível para toda a audiência.

Se nunca fizeste uma colaboração antes, este é o momento ideal para o fazer. Entra em contacto com outras páginas que complementem a tua e propõe a criação de conteúdo em conjunto. Com esta funcionalidade ganham as duas contas e a vossa audiência.

Vende através do Instagram

Já não precisas de levar as pessoas que te seguem por caminhos e trilhos para lhes venderes os teus produtos e serviços. Podes criar posts e vídeos em que colocas uma tag do que pretendes vender. Assim, quem estiver interessado em comprar algo, clica na tag e é redirecionado para uma página onde poderá adquirir o produto ou serviço pretendido.

Descontrai com os Reels

De uma forma mais rápida e descontraída, os Reels costumam ser utilizados para criar vídeos engraçados. Descontrai e mostra o teu lado mais criativo e engraçado. Além de cativares a tua audiência, mostras também o lado mais pessoal e vulnerável.

Apesar de muitos pensarem que é um erro, é através da emoção e sentimentos que a tua audiência se conecta contigo. Se tens algum receio no início, explora com calma e aos poucos. Trabalha com o feedback que recebes.

Conclusão

É frequente aparecerem novidades e alterações nas redes sociais. E como o Instagram não é exceção, é muito importante estar sempre a par para conseguires destacar o teu conteúdo da concorrência. Assim, não te esqueças das tendências de Instagram que ainda poderás usar até ao final do ano.

Sempre que há algo de novo nas redes sociais, partilho contigo através do blog e das minhas contas do Instagram e Facebook. Por isso, não te esqueças de seguir e de verificar sempre que há alguma novidade.