Texto Alternativo e como o utilizar no Instagram

Sabias que há quase 300 milhões de pessoas no mundo com deficiências visuais e que existe uma forma do Instagram ser mais acessível a essas pessoas? É verdade, com o Texto Alternativo qualquer pessoa pode saber que fotos e vídeos publicas e isto até pode ajudar no teu posicionamento quanto aos algoritmos.

O que é o Texto Alternativo

O Texto Alternativo está disponível no Instagram desde 2018, mas já existe no resto da internet há muito mais tempo. Permite substituir uma imagem por texto quando há problemas no seu carregamento. Então, é uma alternativa para as pessoas com deficiência visual saberem o que são as fotos e vídeos publicados.

Através de um leitor de textos, tudo o que é escrito, no Instagram ou fora dele, é lido para o utilizador. Mas, quando se trata de fotos ou de vídeos, não há texto para ler. A não ser que se associe um texto que descreva a situação. Assim, todo o conteúdo é acessível a todas as pessoas.

Como utilizar o Texto Alternativo no Instagram

Sempre que carregares novo conteúdo, tens a opção para criar Texto Alternativo. Na mesma página em que escreves a descrição terás a opção de escrever o Texto Alternativo ou terás apenas que clicar em Definições avançadas para abrir essa possibilidade.

Caso nunca tenhas adicionado este texto, poderás editar o teu conteúdo já publicado e assim adicionar o Texto Alternativo. Basta clicares em Editar e procurar pela opção Editar Texto Alternativo. Bastante simples e tornas o teu conteúdo mais acessível.

Contudo, tens que ter alguma atenção no texto que crias. Primeiro, não copies o que tens na descrição, porque assim as pessoas vão ouvir duas vezes a mesma coisa e isso não lhes traz benefícios. Utiliza para dar descrições adicionais e não utilizes abreviaturas, que poderão dificultar a sua leitura.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os emojis são também lidos pelos leitores de texto, pelo que se a sua inclusão na descrição for importante então coloca. Descreve ao máximo o que as fotos e vídeos têm, mas foca-te nas coisas mais importantes. Não te esqueças que quem ouve o texto não está a ver qualquer imagem. Por isso, se há alguma cor importante ou uma pessoa relevante, coloca no texto. Inclusive, se tiveres texto na imagem, escreve esse texto e como é que aparece, por exemplo, “uma mulher com um cartaz a dizer “Liberdade””.

Como o Texto Alternativo torna o teu conteúdo mais relevante

Mas não são só as pessoas com deficiência visual que precisam destes textos para compreender o que publicas. Os algoritmos do Instagram e Google utilizam o Texto Alternativo para saber o que tens nas fotos e vídeos. Apesar de poderem utilizar reconhecimento inteligente para identificar objetos, a tua descrição será sempre uma opção mais completa.

Com o recurso ao texto, os algoritmos serão mais eficientes ao apresentar o teu conteúdo em pesquisas. Por isso, é também importante que utilizes as tuas palavras-chave, pois poderão ser decisivas para que o teu conteúdo seja entregue a mais pessoas de forma orgânica. Não te esqueças de utilizar o Alt Text, como é conhecido em inglês, na tua estratégia SEO.

Conclusão

Todos os dias, milhares de vídeos e imagens são colocados online e estão disponíveis para milhões de pessoas. Mas, infelizmente, não estão acessíveis a toda a população caso estas ferramentas não sejam utilizadas pelos criadores de conteúdo. É, assim, fundamental normalizar a sua utilização e procurar cada vez mais novas formas de tornar o conteúdo ainda mais acessível.

Como se não fosse suficiente, os criadores de conteúdo saem beneficiados com a utilização do Texto Alternativo. Desta forma, os algoritmos entendem o que é publicado e conseguem entregar o teu conteúdo a quem o procura, p o teu alcance e consequentemente a tua audiência. Se achas que não estás a conseguir ter bons resultados no alcance das tuas publicações, contacta-me para entendermos o que poderás alterar na tua estratégia para chegares ao sucesso.