Como usar os Destaques no Instagram e fazer com que cliquem – Bárbara Bação

As Stories no Instagram têm o propósito de ligar a tua marca à tua audiência. Parte dos teus seguidores irá ver as tuas publicações temporárias sempre que aparecerem e esta é uma excelente forma de aumentar o conhecimento que têm sobre a tua marca, bem como a interação futura. Daí ser importante publicar Stories várias vezes ao dia, diariamente.

Mas se 24 horas é pouco, ainda menos é quando apenas os teus seguidores mais assíduos conseguem ver o teu conteúdo. No entanto, com a funcionalidade Destaques, as Histórias que merecem perdurar têm uma nova oportunidade.

Os Destaques não têm este nome por acaso. Aparecem mesmo a seguir à Bio na tua página e antes das tuas publicações. E uma combinação estratégica de organização de conteúdo, design gráfico e de títulos, irá fazer com que quem visita o teu perfil irá clicar nos Destaques e também com que voltem no futuro a clicar em mais conteúdos.

Estrutura os Destaques para uma rápida descoberta do conteúdo

Os Destaques do Instagram servem de certa forma como o menu no topo do teu site, identificam imediatamente o tipo de conteúdo que tens à disposição. E como nesses menus, podes organizar os Destaques em álbuns de diversas formas, como por tipo de conteúdo, categorias ou eventos.

A forma como organizas os álbuns é crucial para ajudar as pessoas a encontrarem Histórias passadas bem como as novas que pretendem ver. Aqui tens três estruturas de organização para considerar:

– Tipo de conteúdo: esta é uma escolha popular de muitos criadores que querem separar o tipo de conteúdo que têm (vídeos, blogs, podcasts, etc.). É útil se quiseres destacar um canal ou tipo de conteúdo em particular. É também útil se a tua audiência prefere uma forma fácil de encontrar esses canais se estiverem à procura de podcasts ou tipos de eventos.

– Categorias: esta é uma opção muito popular para muitos negócios e criadores de conteúdo que preferem organizar por certas categorias. É útil se queres chamar a atenção para um produto ou serviço em específico ou se a tua audiência pretende encontrar alguma resposta ou comprar algo em concreto, o que será difícil de alcançar caso as tuas Stories estiverem organizadas por tipo de conteúdo.

– Eventos: se fazes vários eventos deves considerar organizar os Destaques pelo nome dos eventos ou por datas. É especialmente útil se quiseres que as pessoas possam rever os teus eventos passados ou encontrarem posts e Stories relacionadas com um evento a decorrer.

Cria uma capa personalizada para cada álbum nos Destaques

Como em quase tudo no Instagram e redes sociais, o design tem um enorme impacto na atenção. E os Destaques não são exceção. As capas dos álbuns são uma peça importante na decisão da tua audiência em clicar ou não no teu conteúdo. Há duas partes fulcrais: a imagem da capa; o título do álbum.

Esses dois atributos trabalham em conjunto para direcionar as pessoas a clicarem nos teus Destaques. Por exemplo, podes utilizar capas com texto e utilizar emojis nos títulos, ou então utilizar cores que se relacionam com os títulos.

Outra forma de chamar a atenção é utilizar a tua cara. Toda a gente adora ver quem está por trás de uma marca a criar o conteúdo e valor. Considera utilizar fotos tuas, dos teus embaixadores ou de alguém com ligações à tua marca que possa trazer uma faceta mais pessoal à marca.

Começaram como conteúdo efémero, mas têm cada vez mais um papel crucial no teu crescimento nesta rede social. Utilizar os Destaques corretamente pode trazer inúmeros benefícios, pois têm uma posição de relevo, transmitem de forma simples e muito rápida o tipo de conteúdo da tua página e podem criar visitas recorrentes ao perfil.

Agora é só pegares nestas dicas e avançares com confiança para o desenvolvimento da página da tua marca no Instagram e começares a criar novas formas da tua audiência interagir com o teu conteúdo. Não estás a conseguir a ter sucesso? Não te preocupes, marca uma sessão comigo e vou-te ajudar a seguir o caminho certo.