Depois de o TikTok ter chegado e conquistado milhões de utilizadores em todo o mundo, tornou-se óbvio que, caso o Instagram entrasse no jogo, seria uma ferramenta com muita adesão. E assim foi!
Desde que o Instagram lançou o Reels, que o nosso feed tem sido inundado de dezenas de vídeos divertidos – e outros tantos educacionais – com este novo formato que, pessoalmente, considero particularmente interessante.
O Instagram Reels tem as suas vantagens e desvantagens, tanto para influencers como para marcas, e é isso que vamos aqui ver hoje. Contudo, vamos por pontos.
O que é o Instagram Reels
O Reels é a nova funcionalidade do Instagram que faz parte das Stories. Com o Reels poderás criar vídeos criativos, juntando áudios, vídeos, efeitos, textos e vários takes e sequências. No fundo, uma verdadeira “réplica” do TikTok.
No Reels, os vídeos têm duas durações possíveis: ou 15 segundos, ou 30 segundos, e podem ser divulgados:
- No feed
- Nos Stories
- Por mensagem directa
- Publicados directamente no menu “Explorar”
Esta última possibilidade é absolutamente inédita. O menu “Explorar” é um menu com imenso destaque e, portanto, os utilizadores que partilhem lá os seus vídeos em Reels poderão ter um alcance muito maior. Claro que, logicamente, só estará disponível para quem tiver o perfil público.
Para criar vídeos no Instagram com o Reels basta abrir a câmara na opção de gravar Stories e seleccionar o “Reels”. Deverá estar junto das opções como “Boomerang”, “Ao Vivo”, “Mãos Livres”, etc.
Seleccionando o Reels, depois terás acesso a um conjunto de recursos de edição, muito semelhantes aos já existentes no TikTok. Cortes em sequências, adicionar textos, filtros, música, dobragens, etc.
Ainda será também possível aceder a efeitos como Realidade Aumentada, Tela Verde, temporizador, contagem regressiva, mudança de velocidade, etc.
Um dos aspectos mais interessantes do Reels, e que ultrapassa o TikTok, é a função “Alinhar” no qual, se cortares o vídeo, consegues sobrepor as imagens e saber exactamente onde estavas, para retomares o vídeo na mesma posição.
Será que o Reels é para ti?
Apesar de todas as contas de Instagram terem acesso ao Reels, não significa que tenhas de focar para já o teu tempo e esforço em mais uma forma de criação de conteúdo.
Se a tua comunidade se insere na demografia que mais frequenta o Reels neste momento, e se tu tens tido um bom histórico com a criação de conteúdo de vídeo, então sim, deves pensar seriamente em explorar o Reels, para alcançares mais audiências. Contudo não cries Reels só porque sim. Garante que o que estás a criar acrescenta valor à tua audiência, ao mesmo tempo que posiciona a tua marca.
As vantagens do Instagram Reels
1º – Quem chega primeiro ganha mais visibilidade
Os criadores de conteúdo de qualquer plataforma, beneficiam em chegar primeiro. Quando há menos criadores, mais facilmente terás mais exposição e visibilidade. Isto poder ser uma vantagem se começares a produzir bom conteúdo e de qualidade, começas a fincar a tua posição nessa plataforma e a virar uma nova sensação. À medida que mais users entrarem, mais diluído ficará o conteúdo já existente, e vais estar a competir com mais pessoas. Portanto, se vires que esta funcionalidade poderá ser uma boa aposta para ti, não percas o comboio!
2º Os Reels são fáceis de criar
Normalmente os conteúdos de vídeo consomem muito tempo, deste a gravação à produção. A vantagem do Reels é que foi desenhado para vídeos curtos que podem inclusive ser criados dentro da App. Isto permite-te poupar imenso tempo. E o facto de serem vídeos curtos, promove o facto de serem consumidos avidamente, aumentando assim a tua visibilidade.
3º O conteúdo é permanente
Ao contrário das Stories, que só são permanentes se as guardares, os Reels são permanentes sempre.
Se um Reels teu for descoberto por alguém e lhes cativar o interesse, facilmente terão acesso a todo o conteúdo de Reels que criaste e podes aí ter ganho mais um seguidor para a tua comunidade.
Os Reels ficam guardados numa aba específica no teu perfil.
Sublinho, é importante que o conteúdo seja interessante e de valor, para conseguires agarrar novos seguidores.
4º O Conteúdo é partilhável
Ao contrário das Stories, que só podes partilhar uma história em que tenhas recebido um Tag, os Reels podem ser partilhados indefinidamente.
A capacidade de alcance do teu conteúdo aumenta exponencialmente aqui, somando o facto de ainda poder ser partilhado no teu feed.
5º Limite de caracteres aumentado
O Reels aumentou em muito o limite de caracteres permitidos, assim como os hashtags na descrição. Este factor, bem utilizado com as métricas corretas, vai-te permitir alcançar muito mais público, e consequentemente aumentar a probabilidade de aumentares a tua comunidade.
E as desvantagens dos Instagram Reels?
1º O conteúdo não é agendável
Infelizmente o Reels não permite ainda agendar as publicações.
Não é grave, mas se a tua estratégia passa muito por agendamentos e não tens tempo ou facilidade em cumprir com os uploads nas horas certas, talvez seja melhor não avançares já para esta funcionalidade.
2º Não permite ligação com fontes externas
Um funcionalidade interessante das Stories, é que quando tens mais que 10k followers, podes adicionar o “swipe-up link”, e direccionar a tua comunidade para o teu blog, canal, o que seja.
Nos reels não há este automatismo, que seria bastante útil, pelas razões óbvias.
3º Parecenças aos Tik-Tok
O TikTok veio tornar-se uma plataforma muito usada durante estes tempos de pandemia. Desde conteúdo engraçado, a formativo, as pessoas consomem vídeos nesta aplicação de forma quase descontrolada.
Portanto, apesar de o Reels estar agregado a uma aplicação com cerca de dois mil milhões de users, o alcance deste comparando a do TikTok é ainda muito inferior.
Se já tens uma presença forte no TikTok, será sensato continuares a usá-lo.
Começa por testar o Reels e tentar ver se consegues ou não ter resultados idênticos, antes de apostares em força nesta mudança.
4º Difícil de analisar métricas
Para avaliares o teu crescimento tens de poder ter acesso a dados relativos à interacção que recebes.
Quantas vezes é que o teu conteúdo foi visto? Por quantas pessoas? Qual a demografia?
É com base nestes dados que traças estratégias de crescimento, e nisto o Reels ainda deixa muito a desejar.
Conclusão
Como qualquer outra ferramenta no mundo do marketing, é preciso conhecer bem e saber se se aplica a ti ou não.
Apesar de o Reels do Instagram ainda não se ter assumido como a principal plataforma de partilha de vídeos curtos, tem um grande potencial de crescimento, principalmente por estar agregada a uma das maiores redes sociais que existem.
Por isso mesmo, os early adopters poderão beneficiar bastante por terem chegado mais cedo, podendo até moldar o futuro desta funcionalidade.
Está atenta/o às mudanças e melhorias que serão adicionadas ao Reels, e se esta ferramenta ainda não é a indicada para ti, pode vir a ser muito em breve!
Tens um negócio e não sabes como usar o Instagram Reels?
- Lê aqui: “31 Ideias de Instagram Reels para empresas”