Já conheço o Pinterest há muitos anos mas confesso que só o usava a título pessoal. Tinha um conjunto de álbuns de coisas que gostava de ver ocasionalmente, tal como receitas saudáveis, conjuntos de roupa, etc.
Apesar de ter colocado alguns pins relacionados com o meu blog pessoal, nunca dei a devida atenção ao Pinterest como forma de promover o meu blog. E que pena que tenho de não o ter feito antes!
Quando lancei este meu site – e este blog – percebi que precisava de algo que me ajudasse a ter tráfego rapidamente. Apesar de a optimização do blog e do site para os motores de busca ser a estratégia mais eficaz e aquela que reconheço a maior utilidade a médio-longo prazo, infelizmente demora muito tempo a acontecer.
Por isso, aproveitei a quarentena para estudar mais sobre Pinterest e começar a pôr logo mãos à obra. Os resultados foram absolutamente incríveis e notava as diferenças dia após dia. Ainda na semana passada te contei tudo sobre o Tailwind, a ferramenta que tenho ajudado para multiplicar as visualizações no Pinterest e a verdade é que vou continuar a usar durante muuuuito tempo, porque o tráfego ao meu blog tem disparado!
Posso dizer-te que, no mês de Setembro de 2020, o Pinterest foi o responsável por mais de 80% das visitas ao meu site. Incrível, não é? Melhor do que isso só se te dizer que dedico apenas cerca de 3 horas por mês ao Pinterest e vejo estes resultados!
3 motivos para usar o Pinterest para promover o teu blog
1 – Porque é gratuito
O Pinterest é uma ferramenta gratuita (só pagas se fizeres anúncios) e que, mesmo assim, te traz resultados incríveis se souberes usa-la pelo menos da forma mais básica e se te conseguires manter ativa.
Mesmo a versão para negócios, que é a que deves utilizar, é gratuita. Há mais de seis meses que uso o Pinterest sem investir um cêntimo e tenho obtido resultados fantásticos. Por isso, considero-o já uma ferramenta indispensável para praticamente todos os nichos de blogs e sites.
2 – Porque te dá acesso a várias estatísticas
O Pinterest Business dá-te acesso a várias estatísticas sobre a tua performance na plataforma, bem como de cada um dos teus pins.
Podes ver, por exemplo, qual dos teus pins teve mais impressões, cliques e guardados, bem como os teus álbuns e muito mais!
Quanto melhor analisares os teus dados estatísticos, melhor consegues que sejam os teus próximos pins e, portanto, mais tráfego para o teu blog.
3 – Podes promover pins
Tal como podes promover posts no Facebook e Instagram para que eles apareçam nos feeds do teu público-alvo, podes fazer o mesmo no Pinterest para os teus pins.
E, logicamente, a quantas mais pessoas esse pin aparecer, maior o número de visualizações que ele terá.
Claro que é tua responsabilidade criares pins apelativos, que só de olhar para eles fiquemos com vontade de clicar. Ou seja – uma boa imagem e um bom copy!
Conclusão
O Pinterest é um aliado poderosíssimo de todos aqueles que têm blogs ou sites de vendas – pelo menos para uma grande variedade de nichos.
Mesmo com pouco tempo por semana, podes obter excelentes resultados no crescimento das visualizações ao teu blog e, no caso de um negócio, na multiplicação das vendas.
Aprende a tirar partido do Pinterest e automatiza o máximo que conseguires – recomendo o Tailwind e aqui explico-te o porquê.
Já usas o Pinterest para o teu blog?