Comunicar de forma eficaz nas redes sociais é um desafio, disso não há dúvida. É uma mistura de boas imagens, de boas legendas, da escolha da altura certa e, claro, de saber o que o nosso público quer / precisa, chegando até ele através de um formato que seja apelativo.
Há dezenas de formatos de posts que funcionam bem nas redes sociais e é mesmo sobre isso que te venho falar hoje.
Analisei o comportamento dos meus seguidores nas redes sociais, dos meus leitores aquilo no blog e até mesmo o meu próprio comportamento, enquanto utilizadora de redes sociais, para perceber quais os tipos de posts que mais me chamavam a atenção.
E, hoje, dou-te a conhecer 6 tipos de posts que funcionam bem nas redes sociais e que, pessoalmente, são os que me chamam mais a atenção.
6 tipos de posts que funcionam bem nas redes sociais
Citações
Adoro citações, muito embora as veja a ser muito mal utilizadas nas redes sociais. Deves escolher citações alinhadas com o teu nicho e, se estiverem em inglês, tenta traduzi-las para português mais que não seja na legenda. E porquê? Porque nem toda a gente percebe inglês e, ao não o traduzires, estás a colocar uma barreira entre ti e a tua comunidade.
Mas não é só partilhares uma citação e colocares hashtags. Pelo contrário – deves desenvolver a tua legenda em torno dessa citação, explicando a sua pertinência e enquadrando isso com o teu nicho.
Ferramentas
Aprendo imenso com profissionais do meu nicho quando falam sobre as ferramentas que utilizam no seu dia-a-dia e que lhes facilita o trabalho. Sempre que vejo a utilidade de uma ferramenta / app para mim, implemento-a no meu trabalho e passo a ficar ainda mais atenta ao perfil da pessoa onde fiquei a conhecer aquela ferramenta para ficar a conhecer outras igualmente úteis.
Preencher o espaço em branco
Quando colocas um post no qual desafias o teu público a preencher um espaço em branco, estás desde logo a promover a interacção. É claro que deves contextualizar com o teu nicho de mercado. Por exemplo, se tiveres um projecto digital na área da moda, podes utilizar frases como “A peça que nunca pode faltar no meu armário é ___________”
Para além de promoveres a interacção, tens uma grande vantagem acrescida: permite-te conhecer ainda melhor o teu público e os seus gostos pessoais.
Dica rápida
Ao contrário de um tutorial, que é geralmente algo mais longo, uma dica rápida é a resposta imediata a uma questão mais simples. É uma única dica para resolver um único problema.
Quanto mais simples e eficaz for essa dica, e melhores resultados trouxer à tua comunidade, mais grata ela ficará e mais te irá considerar autoridade nesta matéria.
Posts pessoais
Mesmo que sejas uma marca, podes recorrer a posts mais pessoais. Quando refiro a posts mais pessoais, não digo necessariamente partilhares a tua vida privada no todo mas, sim, fazeres algumas reflexões mais pessoais, falares sobre o teu percurso.
Ao fazê-lo, estás a humanizar o teu projecto, tornando-te ainda mais relacionável com a tua comunidade e criando empatia e conexão emocional.
Conclusão
Como vês, há mesmo muito por onde apostares em termos de comunicação nas redes sociais. Quer tenhas um negócio, quer sejas criadora de conteúdos, experimenta estes tipos de posts e depois diz-me qual foi o retorno.