Como aumentar o alcance de um post no Instagram

Já deves estar farta/o de saber que, para um post ter alcance no Instagram, tem de ter qualidade, certo? Eu adoro dizer – e quem está por aqui há mais tempo está farto de levar com esta mensagem – que a qualidade é tudo!

Bom, nunca é demais reforçar essa mensagem. Por outro lado, se puderes uma fotografia de biquini ou com um grande decote (cãezinhos e gatinhos e bebés também resultam bem), o alcance também aumenta, mas a explicação é bastante lógica para esse fenómeno , right?

Para quem não quer, e bem, ter de mostrar o corpo para ganhar alcance num post de Instagram, aqui ficam alguns passos que podes seguir para te ajudar no processo.

Como aumentar o alcance de um post no Instagram

1 – Cria uma imagem apelativa e um copy envolvente.

No fundo, procura sempre criar conteúdo relevante que os teus leitores queiram ler, partilhar e revisitar várias vezes para relembrar a aprendizagem.

2 – Coloca um CTA (call-to-action) no início ou no final do post, para apelar à interacção.

Quanto mais pertinente for a pergunta, maior a probabilidade de deixarem comentários a responder.

3 – Interage

Na primeira hora após a publicação, fica atenta aos comentários que te deixarem e responde a todos, de forma a que o Instagram perceba que o teu post é relevante e o queira mostrar a mais pessoas.

Para isso, e para fomentar o engagement, responde com comentários naturais e, se possível, com mais perguntas para continuares a conversa com os teus seguidores. Esquece essa coisa de responder apenas emojis (e escusado será dizer que partilhar posts cujas legendas são apenas emojis ou citações é contraproducente, certo?)

4 – Amigo puxa amigo

Pede ao seguidor para marcar nos comentários um amigo que iria gostar de ler o post que acabaste de partilhar. Se o teu post for útil e realmente relevante, ele terá todo o gosto em partilhar. Afinal, todos gostamos de aprender coisas novas!

5 – Usa as hashtags certas.

Antes de publicar qualquer post, já deverás ter feito uma pesquisa pelas hashtags mais adequadas ao post em questão.

Conclusão

Apesar de o algoritmo estar cada vez mais cruel, cabe-te a ti, enquanto criador de conteúdos, continuar a investir no teu Instagram e criar conteúdo de qualidade e relevante. Só aí, tens meio caminho andado para o sucesso. Para o resto, estas dicas poderão ajudar bastante a aumentar o alcance de um post no Instagram.

Comentar