Como ganhei mais de 1500 seguidores em menos de um mês no Instagram

Hoje trago-te um relato pessoal de como ganhei mais de 1500 seguidores em menos de um mês. Não foi planeado – o meu objectivo, actualmente, não é o de ganhar muitos seguidores rapidamente mas, sim, o de construir uma comunidade interessada nos meus conteúdos e naquilo que tenho partilhar na área do marketing digital.

Curiosamente, após ter adoptado essa postura, tenho vindo a sentir um crescimento não só de seguidores como, também, do alcance das minhas publicações.

Tenho referido várias vezes, sobretudo no Instagram, que o número de seguidores é uma métrica relativa e que pode ser bastante subjectiva (verifico que, cada vez mais, são vários os instagrammers que compram seguidores e sim, é possível verificar que são comprados). A minha preocupação é muito mais o engagement e é nisso que gostaria que se focassem. No entanto, não posso ser hipócrita e dizer que o número de seguidores não importa para nada, porque importa. Mais que não seja para que continues a sentir a motivação de fazer um bom trabalho e de pensares na tua comunidade.

Por isso, decidi partilhar contigo como ganhei mais de 1500 seguidores em menos de um mês! Queres descobrir tudo? Então continua a ler!

Como ganhei mais de 1500 seguidores em menos de um mês

Conteúdos de qualidade, focados no meu target

Tenho-me empenhado em partilhar cada vez menos posts sobre mim e a minha vida privada, e mais sobre o Marketing Digital e de Influência, a minha área de negócio que passei a associar ao meu instagram. E quanto mais publico dicas e estratégias para esse público, mais ele vem e mais ele se envolve.

Post viral

Tive a sorte, ou a audácia, de partilhar um vídeo IGTV que se tornou viral. Falei sobre um tema um pouco polémico – “influencers” que aceitam todas as parcerias apenas para sentirem que estão a ganhar coisas de borla – e a minha comunidade, os criadores de conteúdo e empreendedores, reviram-se nessa publicação e começaram a assistir e a partilhar em massa. Assim, em menos de 1 semana, o post já tinha mais de 14.000 visualizações algo que, para mim, foi inédito. E tal só foi possível porque conheço a minha audiência e porque estou atenta ao que se passa no mercado.

Consistência

Não publico todos os dias, mas quase. E essa consistência é importante para fazer frente ao algoritmo do Instagram. Pelo menos três Stories por dia e cinco ou seis posts no feed foi o meu compromisso para comigo mesma, e algo que tenho levado muito a sério. Como em tudo na vida, a consistência compensa.

Menos Hashtags mas mais específicas

O tema das hashtags é sempre uma dor de cabeça. Embora possamos usar até trinta hashtags num post, foi algo que sempre evitei. Primeiro, porque acho que, visualmente, fica uma mancha de texto que “polui” a minha publicação. Segundo, porque é um comportamento que é geralmente associado a perfis de “spam”. Desde o início da quarentena que me tenho focado em hashtags mais específicas (de menor popularidade) e sempre em língua portuguesa, visto que o meu público e as pessoas a quem quero chegar são portuguesas.

Networking

Todos os dias interajo com mais de 50 perfis de Instagram, através de likes, comentários, partilhas e respostas a Instagram Stories. Faço-o sempre no grupo de interacção que criei para os meus clientes de Consultoria, mas também em outros grupos de interacção onde me encontro e directamente com perfis que me inspiram – da minha área ou de outras.

Posts patrocinados

Investi cerca de 10 euros em artigos patrocinados. Não senti necessidade de investir mais do que isso mas tenho a noção de que se investisse mais dinheiro, e considerando que segmento sempre o máximo possível cada público para que a promoção seja o mais eficaz possível, ainda ganharia mais alcance para as minhas publicações.

Atenção: Os posts patrocinados não te trazem seguidores. Um post patrocinado é mostrado para o público que escolheste. Se tiveres segmentado bem o público (idades, sexo, localização e interesses) de acordo com o post que queres patrocinar, se o conteúdo for poderoso (boa imagem e boa legenda), a probabilidade de os utilizadores de Instagram que virem esse post quererem fazer like, é grande. Esse patrocínio mostra esse conteúdo a várias pessoas, mas não garante nem o like nem que te comecem a seguir. Mas se seguires os passos acima, há grandes probabilidades de isso acontecer.

Sorteio

Em simultâneo, lancei um sorteio com uma marca de óculos de sol que adoro (aliás, eu não saio de casa sem óculos de sol desde que fui operada à vista) o que, logicamente, ajuda sempre a chegar a mais pessoas. Não digo que os sorteios sejam a forma mais eficaz de ganhar seguidores, nem é uma estratégia que faça sentido a toda a hora, mas poderá fazer sentido em vários casos, sobretudo se for bem feita.

Conclusão

Mesmo que não exista uma fórmula mágica para ganhar seguidores no Instagram, e mesmo que essa não deva ser a métrica de maior relevância para ti, há vários elementos que contribuem para que consigas aumentar a tua comunidade e, portanto, ganhar seguidores como tanto ambicionas.

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