Há cada vez mais empresas rendidas ao Instagram. Realmente, a imagem tem um poder incrível no momento de converter em vendas e a comunicação nesta rede social, se bem conseguida, tem o poder de ser realmente eficaz e impactante.
No entanto, ainda há quem não consiga tirar o maior partido do Instagram e de o usar para canalizar para o seu negócio. Seja a venda de produtos online ou físicos, seja a promoção de serviços, seja comércio B2B ou B2C, o Instagram pode ser aquilo que te faltava para multiplicares as tuas vendas. Neste mini guia essencial de Instagram para pequenas empresas, vais conhecer os passos mais básicos para dares início a um perfil e comunicação mais poderosos e eficazes.
Instagram para pequenas empresas – Um mini guia essencial
O Instagram faz mesmo sentido?
Existem dezenas de redes sociais, mas cada uma tem o seu propósito, o seu público-alvo, as suas especificidades. O Instagram pode nem ser a rede social certa para o seu negócio, por isso avalia, primeiramente, se o teu público está lá. Caso contrário, será perda de tempo.
Qual o propósito?
Podes diferentes propósitos para diferentes redes sociais. O Instagram pode servir para reforçar a comunicação junto de um público mais jovem, para criar brand awareness e muito mais. Definindo qual o propósito da tua presença no Instagram, será mais fácil programar os conteúdos.
Criar uma conta no Instagram
Quando criares uma conta de Instagram para a tua empresa, garante que usas o mesmo usuário que usaste em outras redes sociais, para que os teus clientes e potenciais clientes te consigam encontrar da mesma forma em qualquer rede social.
Certifica-te, também, que conectas a tua página de Instagram à tua página de Facebook, de modo a que possas partilhar conteúdo em ambas as páginas.
Optimiza o teu perfil
Coloca o logotipo da tua marca na imagem de perfil ou, em alternativa, uma fotografia tua. A biografia também deve estar bem optimizada e explicar de forma directa o que é o teu negócio, o que fazes e a quem se destina. Se tiveres um espaço físico, indica a morada, coloca o email e um contacto telefónico. Caso tenha website, não te esqueças de o incluir na biografia!
Planear conteúdos
Apesar do nome desta rede social referir que se quer algo “instantâneo”, hoje em dia as marcas precisam de comunicar lá de forma profissional. Seja o que for – desde uma Story a uma publicação no feed, sem esquecer as mensagens e os comentários. O planeamento de conteúdos é fundamental para quem tem uma empresa, para garantir que publica os conteúdos com a qualidade que é necessária, em termos de texto e imagem.
Qualidade
Tem a ver com as dores e necessidades dos teus clientes, e como os podes ajudar. De nada adianta publicares apenas conteúdos altamente comerciais, sempre a “vender” os teus produtos e serviços. Hoje em dia, os perfis nas redes sociais servem sobretudo para ajudar os teus clientes e futuros clientes. Cria conteúdos relacionados com a tua área de negócio que os ajude, sem medo que isso prejudique as vendas. Quanto mais especialista a tua empresa se mostrar na matéria sob a qual trabalha, mais clientes vai atrair.
Usar hashtags
As hashtags certas ajudam a chegar a novos clientes, a novos parceiros, a novos fornecedores. Provavelmente vais querer criar uma hashtag específica para cada produto, por exemplo, mas também deves usar hashtags relacionadas com cada publicação em concreto. E, se a tua marca operar apenas em Portugal, poderás querer focar-te apenas em hashtags em Português.
Responder aos comentários e mensagens
Sim, é importantíssimo que respondas a todos os comentários e mensagens que te deixarem no Instagram ou qualquer rede social. Alguém que perde tempo a escrever-te uma mensagem, seja com uma questão ou uma crítica, é alguém que merece a tua atenção. Com um bom serviço de atendimento ao cliente, poderás converter todas essas pessoas em novos clientes ou, no mínimo, em pessoas que recomendem o teu negócio aos seus amigos pela amabilidade com que respondeste.
Ser consistente
Como em tudo, a consistência é fundamental para qualquer presença no Instagram. O ideal seria que pudesses publicar, no mínimo, um post no feed e 3 stories por dia mas, caso não te seja possível, garante que consegues publicar regularmente. Não serve de muito publicares todos os dias durante uma semana e, de seguida, estares um mês sem aparecer. Percebes agora porque o planeamento é tão importante? Porque garante a consistência das tuas publicações, fazendo com que apareças frequentemente no feed dos teus clientes.
Lembra-te que, quanto menos publicares, menos aparecerás no feed de Instagram dos teus seguidores, reduzindo o impacto orgânico das tuas publicações.
Ficaste com alguma dúvida sobre como usar o Instagram para potenciar o teu negócio? Contacta-me para te explicar melhor como as sessões de Consultoria são criadas de forma 100% personalizada para te ajudar a ti e ao teu negócio a prosperar nesta e em outras redes sociais.
Perfeito! Excelente conteúdo 🤝