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Desde o início do ano que muito se tem falado, nas redes sociais, na app Peoople. Um pouco por todo o lado, pequenos e grandes influenciadores têm promovido esta aplicação em Portugal mas pouco se sabia sobre ela. Afinal, o que é a app Peoople e para que serve?

É muito comum surgirem novas aplicações e novas redes sociais. Umas permanecem no tempo, como o Instagram, outras tendem a desmorecer, como o Facebook e o Snapchat, e outras surgem de rompante e conquistam milhões de utilizadores em tempos recorde, como o Tik Tok. Agora, a grande febre é a app Peoople.

O que é a app People e para que serve?

A Peoople é uma app espanhola e que agora se está a expandir para Portugal. Em tradução livre, e usando a informação disponível no site, “Peoople é a app para descobrir as melhores recomendações de restaurantes, livros, filmes, séries e muito mais, graças aos seus amigos e influenciadores favoritos.”.

Não conheço muito mais pessoas a usar esta app sem ser na Península Ibérica e o próprio site da app só está escrito em espanhol, o que me dá a entender que não estão muito virados para a internacionalização. No entanto, já li notícias de que se fala da expansão para o Brasil, México e Estados Unidos… A ver vamos!

No fundo, uma espécie de Pinterest, em escala muito reduzida e muito mais limitada em que a ideia é partilhar, com os nossos amigos, as nossas recomendações das mais variadas áreas, desde livros e séries a viagens, restaurantes e produtos de beleza.

Depois de criar a sua conta, o utilizador é convidado a criar álbuns temáticos, que lhe façam sentido, e a juntar conteúdo. Alguns dos mais comuns são álbuns de séries, livros e apps. No entanto, podemos criar álbuns daquilo que quisermos e, mais do que procurar na rede conteúdo que já exista, podemos introduzir, manualmente, novo conteúdo para esses álbuns.

O diferencial desta app é que tem uma vertente quase de gamification. Ou seja, existem níveis e, consoante o nível em que o utilizador se encontrar, vai desbloqueando novas possibilidades, incluindo de ganhar dinheiro.

Todos começam como Rookie e, no segundo nível (Influencer), já podem começar a ganhar dinheiro. Estamos a falar de míseros cêntimos mas, ainda assim, a maioria dos utilizadores delira com a possibilidade de ganhar dinheiro, mesmo que seja algo irrisório. Quanto mais se “influencia”, mais se ganha. Daí que se explique, também, a afluência a esta app. Depois do Rookie e do Influencer, ainda há o nível Unicorn e Star.

Apesar de ainda não apresentar anúncios, a Peoople tem acordos com marcas como a Amazon, o que faz com que muitos dos itens que guardamos ou clicamos a partir dos nossos álbuns sejam, de certa forma, publicidade.

A app Peoople é boa para o meu negócio / blog ?

Quando vemos meio mundo a correr para uma rede social, a tendência é irmos a correr para lá também, sem pensarmos muito sequer no assunto. Vamos lá ver… esta empresa investiu numa GRANDE campanha de marketing de influência e foi por isso que, de repente, vimos os nossos Instagrammers preferidos a convidar os seus seguidores a pertencer à Peoople. Não é porque a app é particularmente boa, mas sim porque muitos foram pagos para isso (embora sem identificar que fosse uma parceria) e outra metade partilhou porque quis subir de nível para começar a ganhar dinheiro. Simple as that.

Apesar de surgirem novas apps, não quer dizer que tenham de estar em todas. Cada rede social cumpre o seu propósito e cada projecto deve avaliar a sua presença em cada rede social, de forma a perceber se faz sentido para o seu nicho, se traz retorno e se tem o tempo necessário para uma presença de qualidade.

O ideal é sempre parar para pensar. Se, por um lado, não irmos na onda pode fazer com que percamos a oportunidade de estar na vanguarda, por outro lado, se não percebermos bem no que consiste cada app e formos para lá sem uma estratégia, estamos a perder tempo.

A minha recomendação é que, depois de perceberes se a app Peoople faz sentido para ti, a uses a favor do teu projecto e não tanto a pensar em ganhar uns cêntimos com a app. Ou seja, usa links para o teu blog ou para os teus programas de afiliados.

Tenho estado a apoiar alguns dos meus coachees a perceber quais as redes sociais nas quais faz sentido estar e a delinear estratégias de crescimento. Se precisares de apoio também, conhece o meu serviço de Coaching para Bloggers e Influenciadores Digitais e contacta-me se tiveres dúvidas!

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